22 de junho de 2017

escolas

Cefor de Araraquara qualifica agentes comunitários de saúde

O Centro de Formação de Recursos Humanos para o SUS (Cefor) de Araraquara (SP) formou, em 8 de junho, 48 profissionais por meio da Primeira Etapa Formativa do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde. Esta etapa, organizada em 400 horas de aula — sendo 200 horas teóricas e 200 horas de prática profissional — envolveu duas turmas: a primeira abarcou os municípios de Araraquara, Motuca e Rincão; e a segunda compreendeu as cidades de Américo Brasiliense, Boa Esperança do Sul e Santa Lúcia.

 

destaques

Curso de Qualificação Profissional em Saúde Mental na EPSJV

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), no Rio de Janeiro, está com inscrições abertas até o dia 30 de junho para o Curso de Qualificação Profissional em Saúde Mental. A formação tem como público-alvo trabalhadores com ensino médio que trabalham ou tenham interesse em trabalhar na área de saúde mental. O curso, cuja carga horária é de 300 horas, reunirá conhecimentos sobre a constituição do campo da saúde mental, as políticas de saúde mental e a clínica da atenção psicossocial. São 35 vagas.

 

eventos

Seminário de Formação em Saúde Pública

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), sediada na Ensp, promovem, entre os dias 22 e 23 de junho, em Belo Horizonte, o Seminário Regional de Formação em Saúde Pública. A atividade, que dá início às comemorações dos 71 anos da ESP-MG, tem o objetivo de discutir os desafios da formação dos trabalhadores do SUS e o papel das escolas de Saúde Pública e dos centros de Formação de Recursos Humanos para o SUS junto a gestores, trabalhadores, usuários e outras instituições de ensino. O evento traz, ainda, a mostra Saúde É Meu Lugar, um projeto da RedEscola que reúne e divulga experiências dos profissionais da saúde com atuação nos territórios de todo o país, principalmente daqueles que estão todos os dias nas ruas e nas casas das pessoas.

 

3º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental

A Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, sediará de 28 a 30 de junho o 3º Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental, organizado pela Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme). Sob o tema Democracia, Saúde Mental, Violação de Direitos: consequências humanas, o evento tem como objetivo problematizar as questões relativas aos direitos humanos, incluindo as suas garantias e violações, as relações com a política, os fenômenos sociais e a situação econômica e as consequências destes fatores para o bem estar coletivo, a saúde mental e a atenção psicossocial, em uma perspectiva de promoção de uma sociedade mais justa, equitativa e humanizada.

 

Boletim . Secretaria de Comunicação da RET-SUS

+55 (21) 3865-9779 / 9809 / 9796 . retsus@fiocruz.br . www.retsus.fiocruz.br

Indique o Boletim RET-SUS para instituições parceiras, trabalhadores, estudantes e demais interessados em educação profissional em saúde.

O cadastramento pode ser feito clicando aqui.

Caso não queira mais receber nossos informativos, responda este email com a palavra "remover" no campo "assunto".

Visite nosso Twitter Visite nosso Facebook