7 de maio de 2015

escolas

EPSJV com foco na educação popular em saúde

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) reuniu, entre os dias 4 e 6 de maio, no Centro de Acolhida Missionária Assunção (Cenam), situado em Santa Teresa, no alto de uma serra da cidade do Rio, representantes de movimentos sociais, profissionais de saúde e instituições da RET-SUS, para a Oficina Nacional de Planejamento do Curso de Qualificação em Educação Popular em Saúde (EdPopSUS), em sua segunda etapa. O curso é destinado a agentes comunitários de saúde, agentes de vigilância em saúde e lideranças de movimentos sociais.  

destaques

Interculturalidade em saúde é tema do 1º Seminário Virtual da RETS

A Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS) promove, no dia 20 de maio, a partir das 9h30, o 1º Seminário Virtual da Rede, sob o tema Perspectiva intercultural na formação de técnicos em saúde. O objetivo é promover a reflexão acerca da reorganização da atenção primária em saúde a partir de projetos de formação técnica que destacam os desafios e as potencialidades da interculturalidade em saúde. O evento será apresentado pela professora-pesquisadora Ana Lúcia Pontes, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), onde está sediada a Secretaria Executiva da Rede, da qual também faz parte a Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS). O primeiro de uma série de seminários, a ser promovida pela RETS ao longo de 2015, será transmitido on-line (o link será disponibilizado em breve), tendo como público-alvo pesquisadores, estudantes e profissionais do campo das ciências da saúde. 

RETS convida instituições a participarem de pesquisa e prorroga prazo

A Secretaria Executiva da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS), com sede na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), dá início aos trabalhos para a realização de uma pesquisa multicêntrica internacional que buscará identificar e analisar a oferta quantitativa e qualitativa de formação de trabalhadores técnicos em saúde em diferentes países. Além das instituições que integram a Rede, outras instituições de ensino e pesquisa podem participar do trabalho desde que atendam aos requisitos estabelecidos — como ter experiência de trabalho, pesquisa com outras instituições nacionais, infraestrutura de apoio administrativo para dar suporte às atividades de pesquisa e comunicação nacional e internacional e disponibilidade para absorver eventuais custos nacionais da pesquisa. As interessadas devem preencher um formulário de interesse, enviando de volta até o dia 15 de maio de 2015. Para mais informações e acesso ao formulário, acessar a página da RETS (www.rets.epsjv.fiocruz.br).

Boletim . Secretaria de Comunicação da RET-SUS

+55 (21) 3865-9779 / 9809 / 9796 . retsus@fiocruz.br . www.retsus.fiocruz.br

Indique o Boletim RET-SUS para instituições parceiras, trabalhadores, estudantes e demais interessados em educação profissional em saúde.

O cadastramento pode ser feito clicando aqui.

Caso não queira mais receber nossos informativos, responda este email com a palavra "remover" no campo "assunto".

Visite nosso Twitter Visite nosso Facebook