notícias

  • A quarta edição da Reunião dos Comitês Consultivo e Executivo da Biblioteca Virtual da Educação Profissional em Saúde (BVS-EPS) reuniu, entre os dias 25 e 26 de setembro, os bibliotecários e representantes das ETSUS, com foco na qualificação da divulgação e da disseminação da produção científica.

  • O desafio de pavimentar as vias do conhecimento científico à ação é observado pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, na abertura da nona edição do Congresso Brasileiro de Epidemiologia, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), de 7 a 10 de setembro, em Vitória (ES).

  • O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, fala sobre estratégias e ferramentas para o aperfeiçoamento da vigilância em saúde no país no segundo dia do 9º Congresso Brasileiro de Epidemiologia, explicando que inovação não se reduz às novas tecnologias.

  • Jairnilson Paim, Gastão Wagner e Luiz Facchini discutem a Epidemiologia nos 25 anos do SUS no 9º EpiVix. Eles fizeram uma recuperação histórica da área e propuseram iniciativas em defesa de uma epidemiologia cotidiana que se traduza em vigilância em saúde integrada em todas as suas dimensões.

  • Turma-piloto do Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde para trabalhadores da RET-SUS é inaugurada com festa. Primeiro dia foi marcado por boas-vindas aos 21 alunos das escolas técnicas do Nordeste e aula inaugural que abordou a iniquidade do acesso a uma formação em ciência e tecnologia de qualidade e os consequentes impactos para a classe trabalhadora.

  • Para comemorar seus 29 anos de criação e dez anos como Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Educação de Técnicos em Saúde, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio promoveu evento sobre as políticas de saúde e a cooperação internacional na América Latina.

  • Evento tem a participação das escolas técnicas do SUS em torno do debate sobre a formação de recursos humanos na Enfermagem. Promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), o 14º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem tratou dos modelos pedagógicos inovadores para a formação, do cenário atual do trabalho em saúde e das pesquisas na área.

  • Agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias conquistam piso salarial nacional, com sanção da Lei nº 12.994/14, que garante o repasse integral de R$ 1.014,00 aos municípios pelo governo federal. A reivindicação traz à tona as responsabilidades de cada ente da Federação com o salário desses profissionais e coloca em debate a importância da formação técnica já ofertada pelas instituições integrantes da RET-SUS.

  • Depois de aprovar o texto-base, por unanimidade, Câmara dos Deputados vota os dois destaques que restavam do Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020, relativos à inclusão de programas como Fundo de Financiamento Estudantil e Programa Universidade para Todos no cálculo dos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a Educação e ao uso de recursos da União para auxiliar estados e municípios a investir valores do Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) e do Custo Aluno-Qualidade (CAQ).