destaques

28/02/2007 Versão para impressãoEnviar por email

ETESB forma a primeira turma de técnicos em Enfermagem

formatura na ETESBAconteceu, no dia 16 de dezembro, na Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB), a formatura de 31 alunos que terminaram a complementação do curso técnico em Enfermagem. A cerimônia de entrega dos certificados contou com a presença da coordenadora do curso, Célia Felipe, da diretora da Escola, Asenath Farinasso, da diretora executiva da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), Rosângela Watanabe, do presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Distrito Federal, João Cardoso, do diretor do Centro de Pesquisa e Estudo em Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermagem do Distrito Federal, Rinaldo Neves, e da professora da ETESB Dirlene Coelho, madrinha dos formandos.

O terceiro módulo do curso teve duração de seis meses, o que corresponde a 500 horas-aula, divididas em uma parte teórica (concentração), desenvolvida em sala de aula e em laboratórios simulados, e em partes práticas (dispersão), que abrangem a observação nas comunidades e o estágio em serviço. Segundo Asenath, a ETSUS implantou uma nova matriz curricular do curso técnico. “A proposta do currículo integrado e da metodologia da problematização permite a integração entre ensino, serviço e comunidade, e a inserção precoce do aluno na sua área de atuação”, explicou. A diretora da Fepecs elogiou a iniciativa da Escola, lembrando que 65% dos alunos são trabalhadores. “A aproximação do trabalho com a comunidade é importante para a melhoria da técnica e para a mudança de valores e de atitudes éticas, sempre em busca da humanização”, disse.

Em fevereiro deste ano, começa mais uma turma da complementação do curso técnico em Enfermagem, que conta com 40 alunos, a maioria da comunidade, aprovada em processo seletivo, e outros conveniados da Polícia Federal. Uma terceira turma está prevista para agosto.

Comentar