Saiba mais sobre a cartilha [1]
Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação elabora cartilha para defender o repasse de recursos do pagamento da dívida externa para o ensino.
A cartilha "A verdadeira dívida é com a educação", elaborada pelo CNTE, apresenta o quanto o Brasil investe em Educação – atentando para a redução do percentual do PIB que deveria ser destinado ao ensino –, traça um histórico da dívida externa, sugere como aplicar o dinheiro com outras finalidades, cita países que negociaram sua dívida, defende a ilegalidade e ilegitimidade da dívida externa brasileira e de sua quitação, além de esclarecer como as pessoas podem ajudar na campanha.
De acordo com Juçara Vieira, presidente do CNTE, a cartilha teve uma tiragem inicial de 100 mil exemplares, que foi repassada a entidades filiadas como, por exemplo, sindicatos. Agora, eles pretendem ampliar o número para 1 milhão de cópias. Segundo ela, se essa quantidade fosse distribuída pelo número total de escolas públicas, cada uma receberia dois exemplares. A idéia é que Central Única dos Trabalhadores (CUT) viabilize a confecção das novas cartilhas, mas isso não foi definido ainda. Por enquanto, o documento encontra-se disponível em www.cnte.org.br [2]