Eleição para o Conselho Nacional de Saúde: inscrições abertas [1]
Representantes de entidades e movimentos sociais têm até o dia 18 de agosto para se inscreverem como eleitores ou candidatos ao CNS.
Estão abertas até 18 de agosto as inscrições para a eleição do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Podem participar da eleição, tanto como eleitores quanto como candidatos, representantes de entidades e movimentos sociais de usuários, profissionais de saúde, prestadores de serviços do SUS e entidades empresariais da área. Um dos requisitos para participar da eleição é ter, no mínimo, dois anos de existência.
As inscrições, tanto para eleitor quanto para candidato, podem ser feitas via correio, mediante aviso de pagamento (AR), por Sedex, ou pessoalmente, na Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Saúde, que fica na Esplanada dos Ministérios, bloco G, anexo B, sala 115, em Brasília/DF. O horário é de 9h às 18h, incluindo os finais de semana.
É a primeira vez que entidades e movimentos sociais do Conselho Nacional de Saúde são escolhidos por meio de processo eleitoral. Serão eleitos 40 representantes titulares - 24 do segmento dos usuários, 12 de profissionais de saúde e quatro de prestadores de serviços. Serão eleitos também 80 representantes suplentes, exatamente o dobro de titulares em cada segmento.
Para obter mais informações sobre o calendário das eleições, a documentação necessária e o modelo de requerimento de inscrição, basta acessar o site do Conselho Nacional de Saúde: www.conselho.saude.gov.br/webeleicao/index.htm [2].