Eixos da 13ª Conferência Nacional de Saúde são apresentados na 6ª Reunião da RET-SUS [1]
ETSUS discutem o Proeja. Eixos da 13ª Conferência Nacional de Sáude são apresentados na parte da tarde.
A parte da tarde do segundo dia da Reunião Geral da RET-SUS deu espaço para a apresentação da 13ª Conferência Nacional de Saúde. O tema ‘Saúde e qualidade de vida’ será discutido a partir de três eixos temáticos, como explicou José Eri Medeiros, membro da comissão organizadora da 13ª Conferência. “Vamos debater quais são os desafios para a efetivação do direito humano à saúde no século XXI; as políticas públicas para a saúde e qualidade de vida, falando do SUS na Seguridade Social e no Pacto pela Saúde; e a participação da sociedade na efetivação do direito humano à saúde”, enumerou, lembrando que haverá plenárias para cada eixo.
Segundo José Medeiros, o desejo da Comissão Organizadora é que na Conferência deste ano aconteça uma participação mais efetiva da sociedade. Também explicitou a intenção de fazer uma parceria com as Escolas Técnicas do SUS para discutir, por exemplo, uma política de educação permanente para o controle social. “Nós pensamos quatro grandes eixos para trabalhar com a educação permanente: leis e normas, informação, financiamento e participação social. A política já foi aprovada e formamos uma comissão. Temos o maior interesse em fazer uma parceria com as ETSUS, que têm um público de nível médio que ocupa a maioria dos espaços do SUS”, explicou.
No debate, Sonia Alves, representante da Região Sudeste na Comissão Geral de Coordenação da RET-SUS, pleiteou a garantia de algumas vagas para a Rede na Conferência. Em resposta, José Medeiros disse que as Escolas devem tentar eleger-se delegadas, mas que também podem formalizar junto ao Conselho Nacional de Saúde vagas de convidados, em virtude da relevância da sua área de atuação.