Mudanças climáticas são tema do Dia Mundial da Saúde [1]
Palestras em todo o país marcam as comemorações do 7 de abril, que há 60 anos é dedicado à saúde.
No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) busca chamar a atenção sobre problemas de importância global, promover debates e informar a população. O tema escolhido pela OMS para os debates desse ano foi “Protegendo a saúde frente às mudanças climáticas”. O objetivo é alertar sobre os efeitos da poluição e da má utilização dos recursos naturais e apontar a necessidade de controlar doenças infecciosas.
No Brasil, foram realizadas atividades em escolas, universidades, hospitais, postos de saúde, farmácias e praças públicas, que foram palco de palestras sobre reciclagem de lixo, aquecimento global e desastres naturais. Houve também ações gerais de prevenção, como orientações sobre alimentação saudável e atividades físicas e aferição de taxa de glicose e pressão arterial.
Um dos problemas que a OMS aponta como resultados do aquecimento do planeta é a maior incidência de doenças transmitidas por mosquitos – a dengue e a febre amarela, por exemplo. Por conta disso, algumas cidades, como Niterói e Fortaleza, deram destaque à orientação a respeito dessas doenças.
Desde 1950, o Dia Mundial da Saúde é comemorado nessa data, em homenagem à criação da OMS, fundada em 7 de abril de 1948.