Mato Grosso do Sul: foco no fortalecimento da atenção básica [1]
ETSUS participa da atualização de novo Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde e planeja início de cursos
Joana Algebaile
A partir da orientação do governo do estado de priorizar a atenção básica, a Secretaria Estadual de Saúde do Mato Grosso do Sul, a Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser e a Escola Técnica do SUS Professora Ena de Araújo Galvão desenvolveram um planejamento estratégico que vai nortear a elaboração de um novo Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde. “Tivemos várias reuniões entre dezembro e janeiro para discutir as necessidades apresentadas pelos municípios. O plano atual tem ações previstas para o período 2008/2011. Agora, vamos começar a pensar ações e estratégias para os próximos anos”, contou a diretora da ETSUS, Evelyn Cafure.
A coordenadora pedagógica Ewângela Cunha afirmou que, com o foco no fortalecimento na atenção básica, a escola começou a operacionalizar diversos cursos. “Além do que já estava previsto no Profaps [Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde], vamos oferecer cursos que atendam a esta demanda, não só de técnico de nível médio, como qualificações, que otimizem o atendimento no serviço”, disse.
Já no próximo mês terão início turmas do curso Técnico em Enfermagem nos municípios de Nova Andradina, Ivinhema, Aquidauana e Amambaí; e do Técnico em Saúde Bucal em Bonito – que contemplará profissionais de outros municípios próximos – Mundo Novo, Rio Verde, Amambaí, Campo Grande, Bataguassu e Fátima do Sul. Em Corumbá, Aquidauana e São Gabriel do Oeste haverá a complementação do auxiliar para técnico de enfermagem. Cada turma ofertará 30 vagas, totalizando 420.
“A partir da solicitação de secretarias municipais, vamos oferecer a oficina de Qualificação em Relações Humanas para quem presta o primeiro atendimento ao público nas unidades do serviço. Há muitas reclamações dos usuários e pretendemos sensibilizar esses atendentes para que eles estreitem o contato com os profissionais e o público”, explicou Evelyn. A primeira turma atenderá à macrorregião de Dourados, que abrange 33 municípios. Serão oferecidas 15 vagas e a ideia é que essas pessoas sejam multiplicadoras em seus municípios.
Na oficina serão abordados assuntos como o histórico e funcionamento do SUS, organograma das unidades básicas de saúde, competências fundamentais para atender ao público, termos e expressões a serem evitadas, ética e moral, soluções de conflitos, trabalho em equipe, acolhimento do cidadão. Ao fim do curso, os servidores terão que apresentar projetos de intervenção para as unidades de saúde em que atuam. A escola pretende oferecer outras turmas, inclusive na macrorregião de Três Lagoas, com 13 municípios.
Ainda em Dourados, será oferecido o curso de Atualização em Gestão do Trabalho. “Duas pessoas de cada município da macrorregião vão fazer um treinamento pedagógico, receber o material para reproduzir o conteúdo em suas cidades de origem”, explicou a diretora da ETSUS. Também será abordado o histórico e funcionamento do SUS, além das estruturas das secretarias municipais de saúde, legislação trabalhista e administrativa, língua portuguesa, cerimonial, redação oficial, arquivamento e relações humanas.
Profaps - “Ainda atendendo à nova estratégia do governo do Mato Grosso e já iniciando a execução dos cursos do Profaps, vamos oferecer a qualificação em Saúde do Idoso para agentes comunitários de saúde”, contou Ewângela. As primeiras turmas foram montadas para atender aos municípios que possuem o maior número de ACS: Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá. A intenção da ETSUS é expandir para todos os municípios, oferecendo 90 turmas no total. “O curso terá 80 horas, sendo quatro semanais em horário de serviço, o que requer pactuação com o gestor, que terá que autorizar a participação do ACS”, disse a diretora da escola.
Em relação aos cursos técnicos do Profaps, a escola já iniciou a pactuação com os gestores e as turmas deverão ter início entre março e abril. Serão seis turmas de TSB; quatro de Técnico em Enfermagem – podendo ser a formação completa ou só complementação de auxiliar –; uma de Vigilância em Saúde, prevista para Campo Grande; e duas de Hemoterapia, em Dourados e Três Lagoas.