ETSUS Blumenau, SGTES e Opas Brasil recebem visitantes do Cone Sul [1]
A formação técnica em enfermagem em contextos de atenção básica foi o foco da oficina
Entre os dias 14 e 18 de março, a Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Blumenau sediou a 1ª oficina de trabalho de ‘Análise e Elaboração de Propostas de Operacionalização de Educação Profissional para Técnicos de Nível Médio da Enfermagem’. O evento foi uma iniciativa do ‘Projeto Educação Técnica em Atenção Primária em Saúde/Enfermagem/Cone Sul’, articulado entre os ministérios da saúde da Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil, com intermediação da Organização Pan-Americana da Saúde por meio do Programa de Cooperação Internacional em Saúde – TC 41 – e do Programa de Recursos Humanos da Sub Região Cone Sul.
“O ponto de partida do projeto foi uma reunião em Blumenau realizada em março de 2010, ou seja, há um ano. A proposta é que ele proporcione o intercâmbio de experiências, conhecimentos e tecnologias para a estruturação e o fortalecimento da educação profissional técnica em saúde, tendo como foco inicial a formação de técnicos em enfermagem que atuam na atenção primária em saúde ou atenção básica”, explica a diretora da ETSUS Blumenau, Claudia Lange.
Na oficina, foram realizadas atividades teóricas e práticas que buscaram evidenciar as estratégias de estruturação da educação profissional de técnicos de nível médio da saúde no Brasil. “Eles puderam conhecer como uma ETSUS brasileira faz a formação do técnico em enfermagem, claro que levando em consideração que as realidades dos estados brasileiros são bastante diferentes entre si”, afirma Claudia.
Para isso, além de apresentações e leituras de documentos da Escola – como o projeto político-pedagógico –, foram programadas visitas orientadas a serviços de saúde e turmas descentralizadas. “Eles foram conhecer como se organiza a metodologia de uma classe descentralizada. Por isso fomos a Rio do Sul, município que fica a 90 km de Blumenau. Havia muita curiosidade sobre o papel do coordenador local de turmas e o papel da Comissão de Integração Ensino-Serviço na definição das demandas de formação. Nesses países eles também têm a problemática da distância, mas, pelo que apresentaram, os cursos ainda são oferecidos de forma centralizada”, explica a diretora.
De acordo com Claudia, a metodologia usada pela ETSUS também foi objeto de curiosidade dos visitantes estrangeiros. “Eles trabalham a metodologia tradicional, por isso se interessaram pelo nosso plano de curso e plano de aulas. Com a visita a uma unidade de saúde onde acontece o curso técnico, em Blumenau, eles puderam ver como é executado um plano de aula na atenção básica. Dessa forma, eles experimentaram todo o processo”.
Já no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) da Secretaria municipal de Saúde de Blumenau, os participantes puderam debater com gestores e profissionais da enfermagem aspectos relacionados à articulação ensino-serviço e ao papel da gestão dos serviços na articulação da política de educação profissional na saúde.
A ETSUS Blumenau está oferecendo a complementação da formação do auxiliar para técnico em enfermagem para 125 alunos divididos em cinco turmas, sendo que só uma é oferecida na sede.