ETSUS Pará celebra sete anos voltados à formação técnica em saúde [1]
Em 2006, era criada a Escola Técnica do SUS do Pará Manuel Ayres, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em articulação com as 36 instituições de ensino técnico em saúde integrantes da RET-SUS. Após sete anos, neste ano de 2013, a escola comemora seu aniversário e apresenta conquistas importantes, como a formação de mais de mil agentes comunitários de saúde.
Em 2006, era criada a Escola Técnica do SUS do Pará Manuel Ayres, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em articulação com as 36 instituições de ensino técnico em saúde integrantes da RET-SUS. Após sete anos, neste ano de 2013, a escola comemora seu aniversário e apresenta conquistas importantes.
Em cerimônia festiva, marcada por momentos de reflexão sobre os avanços e os desafios da instituição e seu importante papel na qualificação dos trabalhadores do SUS do Pará, e após visita às instalações da escola, o secretário de Saúde Pública do estado, Helio Franco, elogiou o trabalho realizado por toda a equipe. “Isso tem muito a ver com a contínua busca pela consolidação da formação técnica, através de melhorias na estrutura e da oferta de mais cursos”, observou. Para ele, fazer saúde não significa apenas investir em tecnologia e em equipamentos, é também focalizar o saber dos profissionais, como assim vem fazendo a ETSUS Pará.
A cerimônia de comemoração contou com a presença da secretária adjunta de Saúde, Heloísa Guimarães, dos servidores da escola e do médico que deu nome à instituição, Manuel Ayres, hoje, com 88 anos de idade. O diretor da ETSUS Pará, Raimundo Sena, aproveitou a oportunidade para lembrar que os últimos dois anos foram marcados pelo avanço da infraestrutura e pela reformulação da equipe da instituição, hoje localizada em um espaço maior, na Travessa Jerônimo Pimentel, próxima à Avenida Doca de Souza Franco, no bairro Umarizal, centro de Belém. “Vamos avançar ainda mais e agradeço às críticas que sempre recebemos, pois elas é que impulsionam as mudanças”, disse.
Em sete anos, 35 turmas concluíram a Primeira Etapa Formativa do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, envolvendo 1.068 pessoas. A escola já ofertou também turmas de Atualização em Saúde do Idoso e do Curso Básico de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria do SUS. Com 590 docentes habilitados nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Assistência Social e Administração, entre outras, a ETSUS Pará mantém ainda um núcleo pedagógico permanente, voltado para a elaboração de projetos, planos e materiais didáticos.
Os desafios que a escola tem pela frente dizem respeito à melhoria da qualificação da gestão e das Redes de Atenção à Saúde do estado, através dos cursos oferecidos pela unidade que são: Curso Básico de Gestão do SUS; Curso Básico de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria do SUS; Primeira Etapa Formativa do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde; Curso de Qualificação para Agentes de Combate às Endemias; cursos técnicos em Hemoterapia, Citopatologia, Radiologia, Vigilância em Saúde e Saúde Bucal; e especializações pós-técnica em Urgência e Emergência, Neonatologia, Terapia Renal Substitutiva, Oncologia e Atenção Psicossocial.
Por Ana Paula Evangelista, da RET-SUS (com informações de Mozart Lira e Edna Sidou, da ETSUS Pará).