Trabalhadores técnicos da Saúde em foco [1]
A qualificação de trabalhadores técnicos em saúde e a regulamentação educacional e profissional estiveram no centro do debate de seminário promovido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (ESPJV). O evento se destacou pelas pesquisas sobre a qualificação de trabalhadores das áreas abrangidas pelo Profaps e das áreas de administração e informações e registros.
Apresentar os resultados dos estudos acerca da qualificação de trabalhadores de áreas abrangidas pelo Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps) do Ministério da Saúde — hemoterapia, radiologia, vigilância, biodiagnóstico e atenção em saúde —, como das áreas de administração e informações e registros, e tratar da regulamentação educacional e profissional em saúde, especialmente, das profissões técnicas de nível médio no Brasil, foram os objetivos centrais do Seminário Trabalhadores Técnicos da Saúde: aspectos da qualificação profissional no SUS, realizado entre os dias 7 e 8 de maio na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). O evento marcou o encerramento do projeto Processo de Qualificação de Trabalhadores Técnicos em Saúde: a conformação de grupos profissionais de nível fundamental e médio, desenvolvido pelo Observatório dos Técnicos em Saúde, do Laboratório de Trabalho e Educação Profissional em Saúde (Lateps) da EPSJV.
Na avaliação da coordenadora-geral do projeto do Lateps, Márcia Valéria Morosini, o seminário possibilitou reunir estudos que focam a qualificação de trabalhadores de nível médio, bem como representantes de escolas técnicas e centros formadores do SUS das regiões Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste e responsáveis pelas políticas de educação profissional do Ministério da Saúde. "Historicamente, há poucos dados sobre esses trabalhadores, apesar de se falar tanto da importância deles no SUS. Desta maneira, conseguimos trazer à luz e colocar a pauta em evidência, através de estudos e pesquisas sobre os trabalhadores técnicos", observou.
Para Márcia, o evento ajuda a colocar em prática a ideia da rede. “O que a gente produz é para ser socializado com os demais integrantes dessa rede. As questões que elas levantam nos alimentam e nos fortalecem", ressaltou, em alusão à participação de instituições integrantes da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS) no seminário.
O primeiro dia do evento dividiu-se em três grandes debates. Na primeira mesa, sobre qualificação dos trabalhadores técnicos em saúde e suas abordagens histórica e quali-quantitativa, o coordenador do Observatório de Técnicos em Saúde e do Lateps, Júlio Lima, apresentou o estudo A regulamentação educacional e profissional dos trabalhadores técnicos em saúde. Coube à Ana Margarida Campello, coordenadora da Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde e professora-pesquisadora do Lateps, falar sobre o trabalho Dinâmica da formação técnica e da ocupação de postos de trabalho em saúde no Brasil dos anos 2000.
Na segunda mesa do primeiro dia, o tema abordado foi Trabalhadores da gestão e da informação em saúde. A professora-pesquisadora do Laboratório de Educação Profissional em Gestão em Saúde (Labgestão/EPSJV), Valéria Castro, apresentou o estudo Regulamentação e história dos trabalhadores administrativos na gestão da saúde. Já o coordenador e professor-pesquisador do Laboratório de Educação Profissional em Informações e Registros em Saúde (Lires/EPSJV), Sérgio Munck, falou sobre o estudo Processo de qualificação de trabalhadores técnicos de informação e registros em saúde.
O tema Trabalhadores da Atenção e da Vigilância em Saúde permeou a terceira mesa de debate. Foram apresentados os trabalhos Formação dos cuidadores de idosos: avanços e retrocessos na política pública de cuidados no Brasil, pelo professor Daniel Groisman, do Laboratório de Educação Profissional e Atenção em Saúde (Laborat/EPSJV), Qualificação e gênero no trabalho dos agentes comunitários de saúde, pela professora do Lateps Anna Violeta Durão, e Qualificação e identidade profissional dos trabalhadores técnicos da vigilância em saúde: entre ruínas, fronteiras e projetos, pelo coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional em Saúde (Nuted/EPSJV), Carlos Eduardo Batistella.
O segundo dia do seminário foi dedicado ao tema dos trabalhadores de diagnóstico e de terapêuticas e ao balanço do projeto qualificação e aos novos desafios. Na primeira mesa, a coordenadora do projeto qualificação no Lateps, Daiana Crús Chagas, apresentou o estudo Técnico de nível médio em Hemoterapia: estudo exploratório de uma profissão. Em seguida, o professor-pesquisador da EPSJV Sérgio Oliveira apresentou o resultado do projeto Qualificação dos técnicos em Radiologia: história e questões.
O debate foi seguido pela mesa que tratou do projeto Processo de qualificação dos técnicos em análises clínicas no Brasil: primeiras aproximações, cujos resultados foram apresentados pela pesquisadora Bianca Veloso, do projeto qualificação no Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais em Saúde (Latec/EPSJV). Coube à analista de ensino técnico da Coordenação de Educação do Instituto Nacional do Câncer José de Alencar Gomes da Silva (Inca/MS), Fátima Meirelles, apresentar os resultados do estudo O processo de constituição histórica e social dos técnicos de nível médio em Citologia e seus reflexos na qualificação destes trabalhadores. O trabalho O processo de constituição histórica e social dos técnicos em Histologia e seus reflexos na qualificação deste grupo, coordenado pelo professor-pesquisador do Latec Leandro Medrado, foi o último a ser apresentado.
A última mesa do seminário foi dedicada ao balanço do projeto qualificação e às possibilidades de desdobramentos, conduzida por Márcia Valéria. Antes, a professora e pesquisadora do Lateps, Monica Vieira, apresentou o projeto As trajetórias ocupacionais e educacionais como possibilidade de pesquisa. O evento foi encerrado com o lançamento do novo sítio do Observatório dos Técnicos em Saúde.
Por Flavia Lima, da RET-SUS