Retsus
Publicado em Retsus (http://www.retsus.fiocruz.br)

Início > Cefope focaliza os planos de cursos voltados para a redução da mortalidade infantil

Cefope focaliza os planos de cursos voltados para a redução da mortalidade infantil [1]

O Centro de Formação de Pessoal para os Serviços da Saúde (Cefope), no Rio Grande do Norte, realizou no dia 7 de junho a segunda reunião com os integrantes do Comitê Estadual de Luta pela Redução da Mortalidade Materna e Infantil para discutir a readequação dos planos de cursos ofertados pela escola na área para além dos conteúdos definidos anteriormente no Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil no estado.  Do encontro participaram os profissionais da equipe técnica-pedagógica da escola e os representantes de instituições fundamentais na validação do processo que compõem o Comitê.

O Centro de Formação de Pessoal para os Serviços da Saúde (Cefope), no Rio Grande do Norte, realizou no dia 7 de junho a segunda reunião com os integrantes do Comitê Estadual de Luta pela Redução da Mortalidade Materna e Infantil para discutir a readequação dos planos de cursos ofertados pela escola na área para além dos conteúdos definidos anteriormente no Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil no estado.  “No encontro , foram apresentados os planos dos cursos técnicos em Agente Comunitário de Saúde, de auxiliares e técnicos em Atenção Básica e de auxiliares e técnicos em Maternidade. Na medida em que eram realizadas as apresentações, novas contribuições foram feitas aos conteúdos das formações", contou Jorge Castro, diretor do Cefope. A iniciativa vai ao encontro da segunda etapa do projeto Qualificando o Trabalhador para Redução da Mortalidade Infantil. "Esta foi também oportunidade de reconhecer o cenário em que se encontra a Rede Cegonha, dando início ao processo de qualificação da demanda”, acrescentou Castro.
 
Do encontro participaram os profissionais da equipe técnica-pedagógica da escola e os representantes de instituições fundamentais na validação do processo que compõem o Comitê, dentre elas as sociedades de Ginecologia e Obstetrícia e de Pediatria do Rio Grande do Norte, os grupos da Saúde da Mulher, da Atenção Básica e da Saúde da Criança e a Subcoordenadoria de Capacitação da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte.
 
O Projeto Qualificando o Trabalhador para a Redução da Mortalidade Infantil – 2ª etapa nasce da observação da escola sobre a necessidade de ampliação da oferta para outras regiões de saúde do estado, atendendo, assim, um número bem maior de municípios e trabalhadores contemplados no Pacto Pela Redução da Mortalidade Infantil, estratégia do governo federal para reduzir o número de óbitos infantis na Região Nordeste e Amazônia Legal. “Entre 2010 e 2011, o estado do Rio Grande do Norte, através do Cefope, participou da execução do Pacto com a responsabilidade de capacitar equipes de saúde de nível médio que atendessem a gestantes e crianças da rede pública e conveniada com o SUS, nos municípios elencados como prioritários. Naquele momento, foram qualificados aproximadamente 2.500 trabalhadores”, contou Castro. O novo projeto guarda semelhanças ao primeiro, a exceção do cuidado especial com os conteúdos para que possa atender à amplitude da Rede Cegonha.
 
De acordo com o diretor do Cefope, a execução financeira desta segunda etapa é garantida pela Portaria de Educação Profissional em Saúde, “estamos articulando com os serviços, buscando diagnósticos mais recentes sobre o desenho da Rede, para darmos início ao processo de qualificação da demanda, seleção de docentes, em suma, fazendo acontecer a nossa missão institucional que é contribuir para a ordenação da educação profissional em saúde no estado do Rio Grande do Norte” revelou o diretor.
 
Por Jéssica Santos, da Secretaria de Comunicação da RET-SUS 

URL de origem: http://www.retsus.fiocruz.br/noticias/cefope-focaliza-os-planos-de-cursos-voltados-para-reducao-da-mortalidade-infantil

Links:
[1] http://www.retsus.fiocruz.br/noticias/cefope-focaliza-os-planos-de-cursos-voltados-para-reducao-da-mortalidade-infantil