Outubro Rosa na ESP-MG [1]
Desde o início do mês de outubro, quando anoitece, a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) ganha a cor rosa, em apoio ao movimento internacional Outubro Rosa, cujo propósito é chamar a atenção para a realidade do câncer de mama e da importância da detecção precoce. “A escola tem, em seu quadro, mulheres na faixa etária dos 50 anos e percebe a necessidade de apoiar ações como a do Outubro Rosa, voltadas para a conscientização da importância da prevenção do câncer de mama”, anunciou o diretor-geral da ESP-MG, Damião Mendonça.
Segundo ele, o sistema de saúde de Minas Gerais conta, hoje, com ações exitosas de detecção do câncer de mama, como a do mamógrafo móvel, elevando o estado do quarto ao segundo lugar no ranking de mamografias realizadas no país. “Em 2012, foram 586.649 exames realizados”, informou Damião.
No dia 1º de outubro, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais anunciou que o estado integrará o Programa Estadual de Câncer de Mama, ampliando a faixa etária para realização de mamografia entre 40 e 69 anos. A proposta beneficiará aproximadamente 750 mil mulheres e disponibilizará o mamógrafo móvel às cidades distantes dos grandes centros.