Escola Municipal de Saúde de São Paulo oferece curso de cuidado aos usuários de drogas [1]
Com o objetivo de qualificar os profissionais para o desenvolvimento de ações de intervenção, prevenção e educação, focalizando a promoção da atenção integral à saúde do usuário de álcool e outras drogas, a Escola Municipal de Saúde de São Paulo (EMS-SP) iniciou, em 26 de agosto, o curso Prevenção e Intervenção ao Uso Abusivo de Substâncias Psicoativas. A qualificação de 160 horas destina-se aos agentes comunitários de saúde e enfermeiros das equipes de Saúde da Família e das equipes do Consultório na Rua — proposta nacional que procura ampliar, de forma itinerante, o acesso da população de rua e ofertar, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde, por meio das equipes e serviços da atenção básica.
A formação abarca 915 alunos — 619 agentes comunitários vinculados à Estratégia Saúde da Família, 96 agentes comunitários vinculados ao Consultório na Rua e 200 enfermeiros apoiadores —, distribuídos em 27 turmas nas regiões Leste, Norte, Sudeste, Centro-Oeste e Sul do município de São Paulo. Três turmas acontecem na sede da EMS-SP, onde são contempladas as equipes do Consultório na Rua.
Prevista para terminar em maio de 2014, o curso vem ao encontro dos ideais da Reforma Psiquiátrica brasileira ao trabalhar com os conceitos de território e rede e a lógica de redução de danos aos agravos e riscos à saúde. A formação está dividida em três módulos: o primeiro é de aulas presenciais; o segundo refere-se à fase de dispersão no território; e, por fim, há o desenvolvimento de um projeto de intervenção sobre a realidade das áreas de abrangência de cada equipe.