ESP-CE organiza primeira turma do Curso Técnico em Prótese Dentária [1]
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) encerrou o processo de identificação dos profissionais que irão compor a primeira turma do Curso Técnico em Prótese Dentária (CTPD). Serão 25 alunos, indicados por seus gestores. Eles são trabalhadores dos centros de especialidades odontológicas (CEOs) e laboratórios de prótese instalados em Fortaleza e na Região Metropolitana, especificamente nos municípios de Caucaia, Eusébio, Maracanaú, Itaitinga, São Gonçalo do Amarante, Pindoretama e Cascavel.
As aulas teóricas do curso técnico acontecem nas dependências da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) da ESP-CE. A estrutura curricular é composta por quatro módulos e a carga horária é de 1.950 horas, distribuídas em 1.300 horas de teoria e prática e 650 horas de estágio supervisionado.
O curso encontra justificativa na carência de profissionais nesta área no estado do Ceará. De acordo com o Conselho Regional de Odontologia, há somente 238 técnicos em prótese dentária inscritos na instituição, e a maioria não é vinculada ao Sistema Único de Saúde. O objetivo do curso é formar profissionais técnicos para atuarem nos laboratórios de prótese dentária do SUS, observando o compromisso social e ético no desempenho de suas funções, tendo em vista a necessidade dos serviços e da população.