Técnico em Hemoterapia no Pará [1]
A Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (ETSUS) Pará, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), iniciou a primeira turma do curso Técnico em Hemoterapia. Com carga horária de 1.650 horas, organizadas ao longo de dois anos, o curso é desenvolvido em quatro módulos, formados por dez áreas temáticas, aulas teóricas, práticas e estágio supervisionado. Com duas turmas em execução, a escola tem como meta formar 50 técnicos em hemoterapia.
A formação está destinada aos profissionais da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) e suas agências transfusionais, entre elas Fundação Santa Casa de Misericórdia, Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, Hospital Universitário João de Barros Barreto, Hospital Gaspar Vianna, Pronto Socorro Municipal Humberto Maradei e Hospital Abelardo Santos.
A aula inaugural do Técnico em Hemoterapia foi realizada no dia 4 de maio e contou com a presença do secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, da presidente da Hemopa, Luciana Maradei, do diretor da ETSUS Pará, Raimundo Sena, e do patrono da escola, Manuel Ayres.