Alunos da ETSUS Acre promovem atividades sobre alimentação saudável [1]
Alunos do curso Técnico em Nutrição e Dietética, da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSUS Acre), realizaram, nos dias 27 e 30 de abril e 02 de maio, atividades práticas que tiveram como tema ‘Somos o que comemos’. Destinada aos servidores da ETSUS, ao grupo da terceira idade, atendido na Unidade de Saúde Barral y Barral, e às crianças da Escola Municipal Maria Adeíza Rodrigues, a iniciativa buscou desenvolver estratégias de reeducação alimentar.
Na Unidade de Saúde Barral y Barral, em Rio Branco (AC), além de palestras que enfatizaram as patologias causadas pela má alimentação e que mais acometem os idosos, os estudantes fizeram avaliações nutricionais, incluindo a verificação do Índice de Massa Corporal (ICM), deram orientações e distribuíram folders explicativos sobre a prevenção das diabetes e da hipertensão.
Na escola municipal Maria Adeíza Rodrigues, no bairro Palheiral, os alunos focalizaram as crianças, promovendo atividades lúdicas e encenações teatrais. O objetivo foi mostrar a elas a importância de alimentar-se, por exemplo, com frutas, verduras e legumes.
Na ETSUS, os educandos promoveram palestras e verificaram o IMC dos servidores presentes. Eles ainda trataram da importância de alimentos da região na alimentação e apresentaram a pirâmide alimentar e sua utilização para uma vida saudável. “Nosso objetivo é, com esse trabalho, preparar nossos alunos para orientar da melhor forma possível a sua clientela, enquanto futuros técnicos em nutrição e dietética”, avaliou a nutricionista e mediadora do curso Katiane Oliveira.
A aluna Valmira Alves de Andrade observa que a proposta é ensinar como orientar as pessoas a alimentar-se de maneira saudável. “A informação é a base de tudo e ela só vale a pena se puder ajudar as pessoas. Tudo o que eu aprendo eu coloco em prática, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse.
O curso Técnico em Nutrição e Dietética da ETSUS Acre está organizado em 1.560 horas, sendo 1.200 horas de aulas teóricas e 360 horas de estágio supervisionado. A formação focaliza três áreas de atuação: nutrição em unidades de alimentação; nutrição na área clínica; e nutrição na área de Saúde Pública.
Esta é a segunda turma ofertada pela escola. A primeira formou-se em julho de 2010. A segunda, com 25 alunos em curso, está destinada à comunidade, especialmente às pessoas que estavam desempregadas. Uma nova turma deverá ser aberta ainda este ano, voltada aos servidores que trabalham nas Unidades de Alimentação dos Hospitais do SUS.
Matéria produzida com informações de Tamara Smoly Costa, do Núcleo de Comunicação da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSUS Acre).