EFTS promove a formatura de técnicos de enfermagem do Hospital Geral do Estado da Bahia [1]
A Escola de Formação Técnica Professor Jorge Novis (EFTS), na Bahia, realizou a colação de grau de 16 alunos, trabalhadores do SUS, da segunda turma do curso de Complementação da Qualificação Profissional de Auxiliar de Enfermagem para Técnico em Enfermagem do Hospital Geral do Estado, em cerimônia realizada no dia 26 de abril.
Do evento de formatura, participaram a diretora de Enfermagem do Hospital Geral do Estado (HGE), Maria Amélia Farias, o assessor da Superintendência de Recursos Humanos (Superh) do estado, Bruno Guimarães, a diretora da EFTS, Maria José Camarão, e a coordenadora do curso, Maria Angélica Gomes de Sá.
Os profissionais foram habilitados por meio de uma proposta metodológica problematizadora das práticas no serviço, tendo o trabalho como princípio educativo. A aprendizagem se desenvolve a partir da reflexão sobre os problemas enfrentados pelos alunos no seu cotidiano, enquanto sujeitos sociais que questionam a realidade, visando uma transformação, a partir de uma perspectiva crítica e propositiva, rompendo com a forma vertical de ensinar.
Nesse sentido, a Complementação de Auxiliar para Técnico de Enfermagem contemplou o acolhimento com a classificação de risco nas unidades de urgências e emergências do estado, proposto como dispositivo na Política Nacional de Humanização.
Matéria produzida com informações da Assessoria de Comunicação da EFTS.