ESP-MG oferece curso de complementação para auxiliares de enfermagem [1]
Profissionais da Prefeitura de Belo Horizonte e da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) participarão do curso de Complementação da Qualificação do Auxiliar de Enfermagem para Habilitação em Técnico de Enfermagem, oferecido pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG). São três turmas destinadas aos trabalhadores da prefeitura e duas aos auxiliares da fundação, totalizando 320 vagas. A previsão é que a formação tenha início no dia 12 de março.
O curso, com 770 horas, está dividido em aulas teóricas e estágio, com duração de nove meses. As aulas serão realizadas na sede da escola. A formação é oferecida com recursos do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps), e a previsão é que em junho novas turmas sejam iniciadas.
O material didático, elaborado pela equipe da Diretoria de Educação Técnica da ESP-MG, leva em consideração a realidade da assistência em saúde do estado. “Todas as apostilas contam com textos e legislação atualizados, considerando o cenário epidemiológico atual do estado e do Brasil”, anuncia a enfermeira e coordenadora do curso, Luiza Lisboa.
Sônia Maria Viana, auxiliar de enfermagem há 28 anos e servidora da Maternidade Odete Valadares, em Belo Horizonte, foi selecionada pela Fhemig para fazer o curso de complementação. “Por mais que já tenha muita experiência, é sempre bom se renovar. A área da saúde apresenta sempre novas técnicas e o curso irá me ajudar a ampliar meus horizontes”, acredita.