Aperfeiçoamento em Hemoterapia na ETSUS Piauí [1]
O Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Monsenhor José Luiz Barbosa Cortez (ETSUS Piauí) iniciou no dia 16 de março o curso de aperfeiçoamento em Hemoterapia. Em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), a escola vai atender técnicos dos quatro hemocentros e de 22 agências transfusionais – unidades que cuidam da receptação do sangue, verificação de compatibilidade e distribuição entre os hospitais – do estado, totalizando 140 profissionais.
Com carga horária de 180 horas, divididas em quatro módulos, o curso tem como público-alvo técnicos que já atuam na área, mas não possuem formação específica. O objetivo é aprimorar as habilidades e profissionalizar os trabalhadores para a atuação no ciclo do sangue em todas as suas etapas: coleta, triagem, análise e distribuição.
A coordenadora do curso, a biomédica Miriane Araújo, esclarece o objetivo do curso: “O aperfeiçoamento visa aprimorar o profissional no seu trabalho envolvendo todo o ciclo do sangue. A necessidade surgiu do fato de a maioria dos profissionais de nível médio que trabalham com o sangue não terem formação específica, sendo quase todos técnicos em enfermagem ou em análises clínicas. Os cursos da Escola Técnica sempre observam as necessidades do serviço de saúde”, diz.