EFOS oferece pós-técnico em Saúde Mental [1]
A Escola de Formação em Saúde (EFOS) de Santa Catarina começa a oferecer no final de outubro a Especialização Pós-Técnica em Saúde Mental, com 40 vagas para técnicos de enfermagem que atuam nos hospitais estaduais e unidades que oferecem leitos de emergência para acolhimento e tratamento de usuários de álcool e outras drogas.
“A qualificação voltada para a Saúde Mental foi uma carência detectada pelos gestores municipais e pactuada no Colegiado de Gestão Regional (CGR) e na Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES) da Grande Florianópolis, que abrange 22 municípios e conta com nove hospitais, um instituto psiquiátrico, um hospital de custódia e três Centros de Atenção Psicossocial (Caps)”, informa Eliana Wiggers, coordenadora-técnica da EFOS.
O projeto do curso foi feito com base no levantamento da CIES. O currículo foi dividido em seis unidades, que englobam a compreensão do cuidado especializado em saúde mental, o desenvolvimento biopsicossocial, psicopatologias nos diferentes ciclos vitais, psicopatologias dos grupos especiais e abordagens terapêuticas.