ESP-MG realiza curso de Qualificação Pedagógica [1]
A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) iniciou neste mês o curso de Qualificação Pedagógica em Educação na Saúde, que vai capacitar cerca de 100 funcionários da instituição até dezembro. Esta é a primeira vez que o curso é dirigido aos servidores da ESP-MG, que estão divididos em quatro turmas com cerca de 30 alunos cada. Participam também 15 servidores municipais de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, e quatro funcionários da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
O curso vai proporcionar a construção de conhecimentos teóricos e metodológicos para uma prática autônoma e comprometida com a qualidade do ensino, tendo como guia os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) para trabalhadores de todos os setores da ESP-MG. Uma capacitação semelhante foi oferecida recentemente aos docentes do curso de Técnico em Saúde Bucal (TSB). “O objetivo é a melhoria das estratégias da organização e do exercício profissional, possibilitando resultados mais eficazes para a integração serviço-pesquisa no processo ensino-aprendizagem”, afirmou a diretora da ESP-MG, Tammy Monteiro.
Das 116 horas previstas pela carga horária, 84 são à distância. Segundo a coordenadora do Núcleo de Gestão Pedagógica da ESP-MG, Patrícia Parreiras, a opção por essa modalidade visa atender o contingente de alunos de forma mais efetiva, permitindo que as atividades sejam desenvolvidas de acordo com a disponibilidade de tempo do participante. “Nossa intenção é promover a reflexão e a problematização dos processos de trabalho entre os membros da equipe, ampliando a compreensão sobre as metodologias disponíveis e sobre a Educação Permanente”, explicou.