Terceiro módulo do curso de ACS: ETSUS Tocantins começa em junho [1]
A Escola Técnica de Saúde do Tocantins começou em 2 de junho o terceiro módulo do curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde. Para dar conta das novas turmas – serão 18 pólos e cerca de 2.600 agentes, foram admitidos em abril 52 novos servidores, entre professores e profissionais do corpo administrativo.
Entre 28 de abril e 2 de maio, a Escola realizou uma oficina pedagógica voltada a todos os trabalhadores da instituição, para integrar os novos funcionários e apresentar a eles a estrutura e os objetivos da ETSUS. De acordo com a diretora, Yolanda Querido Rocha, as palestras que compuseram a oficina apresentaram o funcionamento da Escola e falaram sobre o seu papel na formação dos técnicos. “Queríamos mostrar aos novos funcionários e relembrar aos antigos o que é uma Escola Técnica do SUS”, explica. Por isso, durante os dias de oficina, todas as características da ETSUS foram expostas. O projeto político-pedagógico, a estrutura das equipes de saúde da família, a metodologia da problematização, o conceito de currículo integrado e o planejamento da ação educativa foram alguns dos temas tratados.
As palestras foram dadas por integrantes da equipe técnica da ETSUS: a diretora administrativa, Gildele dos Santos, a coordenadora de cursos, Márcia Cristina Godói, a diretora pedagógica, Maria do Socorro Modesto, e a diretora de integração social, Maria Aparecida Valentini.
Para Maria Aparecida, o encontro foi fundamental para que o trabalho da Escola seja desempenhado da melhor forma possível. “Se tivermos uma visão sistêmica e compartilhada, com certeza realizaremos nossas ações de forma prática e coesa e prestaremos melhor nossos serviços à população tocantinense”, afirma.