ETSUS Goiás oferece cursos de cuidador de crianças e de idosos [1]
No dia 13 de agosto, o Centro de Educação Profissional de Saúde do Estado de Goiás deu início, pela primeira vez, ao curso de Cuidador de Crianças, com 128 horas. Segundo Márcia Tereza Castro, responsável pela capacitação na ETSUS, a iniciativa visa atender à necessidade de profissionais especializados para atuar em creches, escolas de educação infantil e residências particulares. “Queremos que esses profissionais que cuidam de bebês e crianças atuem com mais consciência e sensibilidade”, diz. A diretora da Escola, Hélia de Macedo, conta que a idéia surgiu da preocupação das próprias mães que trabalham fora em deixar seus filhos com a babá.
Já no dia 4 de julho, a Escola formou a sexta turma do curso de cuidador de idosos, com 30 alunos, em sua maioria pessoas da comunidade que tratem ou pretendam acompanhar idosos. Hélia de Macedo, diretora da ETSUS, conta que esse curso, de formação inicial, foi uma forma que a instituição encontrou para abrir suas portas à comunidade. “Apesar de ser permitido o destino de 40% das vagas para a comunidade, isso não acontece nos cursos técnicos, nos quais a demanda dos próprios trabalhadores do SUS é muito grande”, explica.
As 112 horas de aulas foram divididas em uma parte teórico-demonstrativa, desenvolvida em sala de aula e no laboratório de enfermagem da ETSUS, e em abordagem prática, que consiste em visitas técnicas a duas instituições de atendimento ao idoso. A Escola contou com o apoio de profissionais das secretarias municipais e estadual de saúde e do Corpo de Bombeiros para agrupar as aulas teóricas em módulos temáticos.
No fim das aulas, os alunos responderam a questionários de avaliação do curso. “No primeiro dia de aula nós perguntamos a eles sobre suas expectativas para, depois, saber se elas foram atendidas”, conta Hélia. Segundo a diretora, os resultados alcançados foram muito positivos: os alunos elogiaram o corpo docente, a organização e a metodologia do curso, e as visitas técnicas e ainda propuseram a ampliação da carga horária de alguns temas. No dia 14 de agosto, começou mais uma turma, com 35 vagas, do curso de cuidador de idosos.