EPSJV completa 22 anos [1]
O 22º aniversário da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) foi comemorado, no dia 5 de agosto, por professores, pesquisadores, funcionários, alunos atuais e já formados, com várias atividades. Além da posse dos novos coordenadores dos Laboratórios e dos Representantes dos Trabalhadores no Conselho Deliberativo da ETSUS, que iniciou a cerimônia, o evento contou com a conferência de André Bueno, professor de Teoria Literária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e o lançamento do livro ‘Debates e Síntese do Seminário Fundamentos da Educação Escolar do Brasil Contemporâneo’. Durante todo o dia, ficaram expostas produções artísticas de trabalhadores da EPSJV, como fotografias, poesias e peças artesanais.
A mesa de abertura da festividade foi composta por André Malhão, diretor da instituição, Isabel Brasil e Sérgio Munck, vice-diretores, e Luís Fernando Ferreira e Arlindo Fábio Gomes, fundadores da Escola. Em sua palestra, intitulada ‘O Arcaico e o Moderno no Brasil’, André Bueno abordou o choque entre o arcaico e o moderno, que se repete ao longo de toda a história do país. Ele falou, por exemplo, sobre a transição da sociedade escravocrata para a urbana de classes, criticando que a liberdade dos escravos não significou uma sociedade livre. “Livre do açoite da senzala, preso na miséria da favela”, caracterizou, se referindo a um samba da Mangueira. Segundo o professor, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra é hoje a mais expressiva força civilizatória, capaz, inclusive, de construir conhecimento coletivamente nos seus cursos e instituições de ensino.
Depois da conferência, foi a vez do lançamento do livro, primeiro número da série ‘Caderno de Questões’, editada pela própria Escola, que traz dois DVDs com trechos de palestras e debates do Seminário ‘Fundamentos da Educação Escolar no Brasil Contemporâneo’ – realizado no ano passado – , que poderão ser utilizados como material educativo. Em seguida, a equipe da Escola cantou ‘Parabéns’ para a EPSJV e, por fim, participou, no pátio da Escola, da festa dançante, com a presença do Dj André da Lagoa.