ETSUS Goiás oferece cursos de técnico de enfermagem e de inglês [1]
Em 29 de junho, o Centro de Educação Profissional de Saúde do Estado de Goiás formou 19 técnicos em enfermagem. A cerimônia de entrega de certificados contou com a presença da presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde do Estado de Goiás (Sindsaúde-GO), Maria de Fátima Veloso; do diretor geral e da diretora administrativa do Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO), Luciano Bernadino e Sônia Maria Peixoto; além de representantes dos secretários estadual e municipal de saúde e do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO). Da Escola, compareceram a diretora, Hélia de Macedo; o superintendente, Carlos Alberto Vieira; e a coordenadora do curso e professora homenageada, Adriana de Oliveira. Como padrinhos da turma, foram escolhidos Maria Rita de Freitas, do Programa de Ensino e Pesquisa do HUGO, e Luciano Sardinha, que era diretor geral do hospital na época em que o curso ocorreu.
O curso – complementação de auxiliar para técnico de enfermagem – aconteceu em parceria com o HUGO, durante sete meses, período no qual os alunos assistiram a 600 horas de aulas, divididas em parte teórico-prática, na própria Escola, e em estágio supervisionado, desenvolvido nas unidades de saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS). Os alunos e os supervisores de prática são profissionais do próprio hospital, enquanto os docentes das aulas teóricas fazem parte da equipe da ETSUS. Ainda estão em andamento mais três turmas da complementação nos municípios de Matrinchã, Paranaiguara e Heitoraí.
No dia 4 de julho, também teve fim o segundo módulo do curso English Basic, oferecido para 20 profissionais – da própria instituição e da Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás Candido Santiago –, através de parceria com o Centro de Educação Profissional Sebastião de Siqueira, da Secretaria de Estado da Educação, responsável pela certificação dos alunos. Segundo a diretora da ETSUS, Hélia de Macedo, que também assiste às aulas, o curso visa aprimorar o inglês da equipe da Escola, inclusive porque muitos professores e chefes de departamentos pretendem fazer o Mestrado. “As aulas despertaram na equipe a vontade de se aprofundar em línguas para melhorar o desempenho profissional”, diz, lembrando que já está em andamento a terceira etapa do curso.