ETSUS Espírito Santo capacita docentes do ACS [1]
O Núcleo de Educação e Formação em Saúde (ES) iniciará, em julho, a capacitação dos docentes que darão aulas para 1.537 alunos na segunda etapa do curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (ACS), cujo começo está previsto para agosto. A capacitação será coordenada por Marlene Moysés, pedagoga especializada em ensino integrado ao serviço, metodologia adotada pela ETSUS no curso.
Naya de Athayde, diretora da ETSUS, conta que, apesar de a primeira etapa estar acontecendo há apenas dois meses, os alunos e coordenadores regionais já descrevem o impacto positivo da educação no trabalho diário dos ACS. “Já temos relatos preciosos sobre a experiência dos profissionais envolvidos, como, por exemplo, a informação de que os ACS já compreendem melhor as diretrizes do SUS. Pretendemos organizar um dossiê com a memória do curso”, diz.
Para o desenvolvimento do projeto de formação dos ACS, a ETSUS conta com a cooperação técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória, que coordena a execução do curso na Grande Vitória e foi responsável, junto com a ETSUS e sob a orientação de Marlene Moysés, pela elaboração do material didático que será utilizado em todo o estado. Segundo Josenan Costa, coordenadora do curso na Grande Vitória, esse material foi elaborado por nove enfermeiros da rede de serviços da Secretaria, com o apoio do secretario municipal de saúde de Vitória, Luiz Carlos Reblin. O curso é dividido em oito horas semanais de concentração e 16 de dispersão. “A dispersão é muito importante, porque é a formação no serviço. Além de não precisarem ser tirados do seu local de trabalho, os ACS realizam suas ações de forma dirigida, conforme aprenderam anteriormente em sala de aula”, diz.