ETSUS Espírito Santo começa curso Técnico de ACS em todo o estado [1]
No dia 22 de março, o Núcleo de Educação e Formação em Saúde (ES) realizou, no Centro de Convenções de Vitória, a cerimônia inaugural do primeiro módulo do curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde. Estiveram presentes na solenidade Anselmo Tose, secretário estadual de saúde, Sebastião Ballarini, vice-prefeito da cidade, Jair Ferraço, presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP), Sônia Alves, diretora da Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos (ETIS/RJ) e representante das ETSUS da região Sudeste na Comissão Geral de Coordenação da Rede das Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS). Também compareceram à abertura do curso 230 ACS de todo o estado, coordenadores do Programa de Saúde da Família (PSF) e do Programa do Agente Comunitário de Saúde (PACS), além de secretários municipais.
O curso, financiado pelo Ministério da Saúde e realizado em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), será feito em três etapas e cada uma delas atenderá a ACS de todos os 78 municípios do estado. Ao todo, terão aulas 5.041 ACS, divididos em 177 turmas. Estão envolvidos na formação desses profissionais 354 instrutores. A primeira fase, que começou no dia 26 de março, formará 2.020 alunos.
No evento, que foi conduzido por Anselmo Tose, a diretora da Escola, Naya Nunes, apresentou o projeto deformação inicial dos ACS, descreveu o processo de implantação do curso e ressaltou a importância de a instituição ser uma Escola Técnica do SUS. Segundo ela, as três características fundamentais das ETSUS são a capacidade de trabalhar de forma descentralizada, o fato de serem públicas e a proposta de integração entre ensino e serviço. A diretora também falou sobre o Pacto pela Saúde e a importância do envolvimento dos gestores municipais e estaduais na formação técnica em saúde.
Em seguida, foi a vez de Wilta Tosta, da unidade de saúde de Santa Marta, em Vitória, falar em nome dos ACS do estado. Em seu discurso, afirmou que, apesar de já atuar há seis anos na Estratégia de Saúde da Família, a formação será muito importante para melhorar o atendimento oferecido à população e, assim, a qualidade de vida das comunidades. Na ocasião, também foi assinado o convênio de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria de Saúde de Vitória.