ETIS faz avaliação do Curso Técnico de ACS e aula inaugural do THD [1]
A Escola Técnica Enfermeira Izabel dos Santos, do Rio de Janeiro, realizou em julho, o I Seminário de Avaliação das turmas de Técnico em Agente Comunitário de Saúde. “A avaliação é tão importante quanto a construção porque é a partir dela que recuperamos e melhoramos os processos pedagógicos”, afirmou Neuza Moisés, subsecretária de saúde do estado do Rio de Janeiro, que participou da mesa de abertura. Também compuseram a mesa, Maria Regina, diretora pedagógica da Escola, Eula Mirtes, coordenadora geral do curso técnico em ACS, Rosângela Vieira, representante dos alunos da ETIS, Euzir Adriana Rodrigues, do Ministério da Saúde (representando Ena Galvão), e Sonia Maria Alves, diretora da ETIS.
De maneira lúdica, os alunos falaram sobre a importância da formação para o trabalho em suas comunidades. O Melô do ACS, cantado na abertura do evento, é uma versão para a letra da música “Como vai você”, composição de Antônio Marcos e Mario Marcos. A peça ‘Super ACS’, apresentada pelos alunos da Área Programática 3.1 do estado, falou sobre o mapeamento das comunidades. Também foram apresentadas dramatizações sobre visita domiciliar e os limites e possibilidades encontradas no trabalho do ACS.
A questão da educação nas comunidades e sua importância para uma saúde pública melhor foi o tema da apresentação de Wagner, ACS da Comunidade de Batã, na zona oeste do Rio de Janeiro, que tem apenas uma escola do primeiro ciclo. “Além das visitas domiciliares, damos reforço escolar para as crianças da comunidade. Depois da aula, elas recebem orientações sobre saúde e pedimos para que cada uma pesquise sobre algum tema da saúde e leve o resultado na aula seguinte”, conta Wagner, um dos ACS que atuam como professores do projeto.
Euzir Adriana, do Ministério da Saúde, ficou feliz com os resultados alcançados pela ETIS. “Mesmo não tendo acompanhado o curso, eu pude perceber neste seminário que todo o conteúdo da aula foi assimilado pelos ACS, que estão aplicando em suas comunidades os conhecimentos adquiridos no curso. Esse é o nosso objetivo”, disse.
Em cinco meses de trabalho, a Escola formou mais de mil alunos, moradores de 29 municípios do Rio de Janeiro. “Queremos capacitar os cerca de 12 mil ACS de todo o estado. Ainda este ano, abriremos mais dois lotes de turmas de agentes”, afirmou Sonia Maria Alves.
No mesmo mês, a ETIS promoveu o evento ´Implantação do Projeto de Formação Profissional do Programa de Saúde Bucal` para marcar a extensão do Curso Técnico em Higiene Dental (THD) para todo o estado do Rio de Janeiro. A primeira turma foi formada em 2004, como parte de um projeto-piloto do curso. “Estamos criando novos cursos de THD porque este também é um profissional muito importante para o Programa de Atenção à Saúde, dentro do PSF. Não podemos mais trabalhar saúde de forma fragmentada”, disse Sonia Alves, diretora da ETIS.