Encontro em Brasília prepara 120 novos alunos de cursos técnicos em Saúde [1]
Escola Técnica de Saúde de Brasília realiza jornada pedagógica visando preparar os novos alunos aprovados para os cursos técnicos em Enfermagem, Saúde Bucal e Análises Clínicas. O evento foi organizado em cinco dias, tratando de temas como o papel da escola e o uso da biblioteca.
A Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb) realizou, entre os dias 10 e 14 de fevereiro, mais uma jornada pedagógica, a fim de preparar os 120 alunos aprovados na seleção de 2013 para os cursos técnicos em Enfermagem, Saúde Bucal e Análises Clinicas. Aos novos discentes, foram apresentadas a agenda de atividades educacionais e a secretaria escolar. O evento, organizado em 20 horas, durante cinco dias, abordou o tema do papel da Etesb no processo de formação de trabalhadores para área de saúde, da administração do tempo e compatibilização entre trabalho e estudo, das técnicas de estudo, do uso da informática no processo de formação profissional, da pesquisa e uso da biblioteca para o fortalecimento do processo de aprendizagem, do trabalho em equipe e sua importância para o estudante e o trabalhador da área de saúde e da qualidade de vida e controle do stress. “A oportunidade de estudantes de cursos diferentes estarem juntos favoreceu a integração, fator essencial para área da Saúde”, observou a diretora da Etesb, Ena Galvão. Segundo ela, a jornada pedagógica foi avaliada de forma positiva pelos estudantes.
Trajetória de ensino
Fundada em 1960 e mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), a Etesb desenvolve um trabalho de acordo com as diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional técnica de nível médio, tendo como foco a formação de profissionais de nível técnico para atuar no Distrito Federal, em conformidade com os princípios e as diretrizes do SUS. Além dos cursos técnicos em Enfermagem, Saúde Bucal e Análises Clinicas, já tendo formado 1.359 pessoas nessas áreas, a escola também oferece as especializações pós-técnicas em Saúde da Família e em Enfermagem do Trabalho e os cursos de educação permanente de Qualificação em Saúde da Pessoa Idosa, Refletindo sobre o Processo de Envelhecimento: abordagem para o acompanhamento domiciliar e Administração de Medicamentos.