ESP-PE conclui Técnico em Vigilância em Saúde [1]

Sob a missão de formar técnicos em Vigilância em Saúde para a melhoria da qualidade da assistência, da segurança e do cuidado aos usuários do SUS, a Escola de Governo em Saúde Pública do Estado de Pernambuco (ESP-PE), em cerimônia de formatura, realizada no dia 24 de setembro, diplomou 13 trabalhadores do SUS, integrantes dos municípios da 12ª Regional de Saúde. A solenidade, promovida no Teatro do SESC LER, do município de Goiana, contou com a participação de docentes, familiares, gestores e da equipe da escola.
Em discurso solene, a diretora-geral da ESP-PE, Célia Borges, resgatou a história das práticas e do processo de institucionalização da área na saúde pública do Brasil e destacou a relevância da formação técnica para o Sistema Único de Saúde (SUS). “O papel desempenhado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Política de Educação Permanente, são fundamentais para a estratégia de formação e desenvolvimento de trabalhadores para o setor Saúde. Destaco, ainda, a importância do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps), que propicia um reconhecimento notório para formação de profissionais de nível médio em áreas estratégicas prioritárias da educação profissional”, elencou.
O curso, com 1.560 horas-aula, tem como finalidade o desenvolvimento de competências técnicas para as ações de prevenção de riscos e controle de agravos e doenças, promoção da saúde da população e da humanização e integralidade do atendimento, bem como de integração das áreas da Vigilância com a Atenção Primária à Saúde. “Hoje, tenho o entendimento da área de Vigilância em Saúde e seu funcionamento, graças ao aprendizado oferecido com a carga horária prática do curso”, destacou o formando Luiz Carlos da Silva Marinho, da turma intitulada Com amor e dedicação, superamos.