Alunos da ESP-CE encerram ciclo formativo com projetos de intervenção [1]
O dia 10 de dezembro de 2015 ficou marcado na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) pela apresentação dos trabalhos de conclusão da Especialização Técnica em Saúde do Idoso. Divididos em grupos, os 21 alunos do curso exibiram cinco projetos de intervenção — Círculo da amizade: uma proposta de intervenção lúdica e de fortalecimento de vínculos com idosos institucionalizados; Prevenção de quedas em idosos; Respeito ao direito do idoso: uma educação permanente na aplicação do estatuto do idoso em um hospital público de Fortaleza; Alimentação saudável de idosos no controle de doenças crônicas: hipertensão e diabetes; e Utilização de práticas educativas para os profissionais de enfermagem que prestam assistência à pessoa idosa com demência.
Para a supervisora do curso, Aline Severo, a problematização da realidade é um caminho metodológico de grande relevância para formação do técnico em saúde. “Com a construção desses projetos, os alunos puderam problematizar a realidade e integrar a teoria à prática, identificando problemas e elaborando intervenções a partir do processo reflexivo”, observou, destacando que o objetivo da especialização é desenvolver competências para o atendimento à pessoa idosa, considerando as singularidades, limitações físicas, psíquicas e sociais.