2 de junho de 2016

notícias

Defender a democracia é garantir a promoção da saúde

Em sua 22ª edição, a Conferência Mundial de Promoção e Educação na Saúde reuniu, em Curitiba, cerca de duas mil pessoas, provenientes de mais de 70 países, para discutir a promoção da saúde e da equidade. O evento destacou-se pela defesa da democracia e dos direito à saúde.

escolas

ESP-MG comemora 70 anos

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) completa sete décadas nesta sexta-feira, dia 3 de junho. Além da apresentação da Banda da Política Militar do estado, a programação de aniversário conta com o descerramento de uma placa comemorativa, palestra sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), contação de história e apresentação do Grupo Xicas da Silva. 

ETSUS Blumenau forma novos agentes comunitários de saúde

A Escola Técnica de Saúde de Blumenau promoveu, no primeiro semestre de 2016, a formatura de quatro turmas do Curso de Formação Inicial do Agente Comunitário de Saúde (ACS). A proposta envolveu os municípios de Ascurra, Apiúna e Rodeio, Timbó e Doutor Pedrinho, Porto Belo e Balneário Piçarras, pertencentes às regiões da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) e da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), áreas de abrangência da escola. 

CEP-Saúde realiza formação em atenção à pessoa idosa

O Centro de Educação Profissional de Saúde do Estado de Goiás (CEP-Saúde), vinculada à Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago (Esap), realiza sua primeira experiência em ensino a distância. Trata-se do Curso de Qualificação em Atenção à Pessoa Idosa, cuja carga horária é de cem horas de aula. 

Cursos de Instrumentação Cirúrgica e Técnico em Enfermagem na Efos

A Escola de Formação em Saúde (Efos), em Santa Catarina, realizou a formatura da turma do Curso de Capacitação em Instrumentação Cirúrgica, no dia 30 de abril, no município de Turvo. Foram 25 trabalhadores formados em um curso que buscou atender a necessidade teórica e técnica do profissional da saúde que atua na área. Já, no dia 21 de maio, a escola formou 21 novos técnicos em enfermagem. 

Carta de repúdio da EPSJV à portaria que extingue a obrigatoriedade do ACS na Atenção Básica

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), integrante da RET-SUS, publicou, no dia 20 de maio, carta de repúdio à Portaria GM/MS 958/2016, que extingue a obrigatoriedade de contratação do profissional ACS nas equipes de saúde da família, sob os argumentos de “ampliar as possibilidades de composição das Equipes de Atenção Básica” e “aumentar a capacidade clínica na Unidade Básica de Saúde e o cuidado no domicílio".

Boletim . Secretaria de Comunicação da RET-SUS

+55 (21) 3865-9779 / 9809 / 9796 . retsus@fiocruz.br . www.retsus.fiocruz.br

Indique o Boletim RET-SUS para instituições parceiras, trabalhadores, estudantes e demais interessados em educação profissional em saúde.

O cadastramento pode ser feito clicando aqui.

Caso não queira mais receber nossos informativos, responda este email com a palavra "remover" no campo "assunto".

Visite nosso Twitter Visite nosso Facebook