9 de maio de 2014

notícias

As questões agrárias no Brasil e no mundo

Aula inaugural do mestrado profissional em Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca traz o economista João Pedro Stédile, integrante da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em torno do tema Modelo de desenvolvimento e seus impactos socioambientais.

escolas

Projeto Caminhos do Cuidado é foco da Efos

A Escola de Formação em Saúde (Efos), por meio de sua Diretoria de Educação Permanente em Saúde, iniciou, em 24 de abril, mais uma turma do Projeto Caminhos do Cuidado, voltado para a formação em saúde mental (crack, álcool e outras drogas) dos agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos em enfermagem da Atenção Básica e da Estratégica Saúde da Família (ESF). O grupo é composto por 40 alunos, com aulas que acontecem na sede da escola, no município de São José.

Efos inicia Técnico em Enfermagem e Especialização Técnica em Saúde do Idoso

Estão abertas, até o dia 23 de maio, as inscrições para os cursos Técnico em Enfermagem e Especialização Técnica em Saúde do Idoso, ofertados pela Escola de Formação em Saúde (Efos), em Santa Catarina, com apoio do Ministério da Saúde. São 40 vagas para cada curso, destinadas, especialmente, aos servidores municipais e estaduais dos 22 municípios da Grande Florianópolis.

Escola do Amapá promove formatura de técnicos em saúde bucal

O Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza, no Amapá (AP), realizou, em 25/4, a formatura de 47 alunos do curso Técnico em Saúde Bucal. Foram um ano e sete meses de formação, cujo objetivo foi habilitar os servidores de nível médio sem a formação técnica que aluavam na rede de Odontologia do SUS de Macapá.

destaques

Maio é o mês de vacinação dos povos indígenas

O Ministério da Saúde escolheu maio como o Mês da Vacinação dos Povos Indígenas 2014. A meta é vacinar 180 mil indígenas até o dia 29 contra diversas doenças, como hepatite B, paralisia infantil, difteria, tétano, coqueluche, meningite, gripe, caxumba, febre amarela, entre outras. A ação tem como proposta reforçar a imunização dessas populações, alcançando aldeias, áreas de difícil acesso e com baixa cobertura vacinal.

Câmara aprova piso dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias

A Câmara dos Deputados aprovou, em 7/5, a proposta que fixa em R$ 1.014,00 o piso nacional para os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, com jornada de 40 horas semanais. Reajustes anuais e plano de cargos e salários também foram contemplados no Projeto de Lei 7.495/06. O texto agora segue para o Senado.

Boletim . Secretaria de Comunicação da RET-SUS

+55 (21) 3865-9779 / 9809 / 9796 . retsus@fiocruz.br . www.retsus.fiocruz.br

Indique o Boletim RET-SUS para instituições parceiras, trabalhadores, estudantes e demais interessados em educação profissional em saúde.

O cadastramento pode ser feito clicando aqui.

Caso não queira mais receber nossos informativos, responda este email com a palavra "remover" no campo "assunto".

Visite nosso Twitter Visite nosso Facebook