Retsus
Publicado em Retsus (http://www.retsus.fiocruz.br)

Início > Seminário discute força de trabalho em saúde no Ceará

Seminário discute força de trabalho em saúde no Ceará [1]

No evento, pesquisadora apresentou dados sobre oferta de cursos técnicos de nível médio

No evento, pesquisadora apresentou dados sobre oferta de cursos técnicos de nível médio

Distribuição e a qualificação do profissional de saúde pública do Ceará, com foco na área técnica, foram os principais aspectos debatidos no  Seminário de Planejamento, Monitoramento e Avaliação da Força de Trabalho em Saúde. O evento, promovido pela Secretaria da Saúde do estado e pela Escola de Saúde Pública (ESP-CE), em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGETS/MS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), aconteceu nos dias 21 e 22 de junho e reuniu cerca de 200 pessoas.

Durante o seminário, foi apresentado o retrato da oferta de vagas no nível técnico em saúde. Responsável pelo levantamento, a diretora geral da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, em Sobral (CE), Socorro Dias, ressalta que o curso técnico em enfermagem é o que apresenta a maior oferta de vagas, com cursos em todas as microrregiões de saúde do Ceará.

“A oferta em todas as microrregiões não ocorre com outros cursos, apenas com o de enfermagem. Há algumas hipóteses para isso. Entre os trabalhadores do SUS na área técnica, proporcionalmente falando, há mais funcionários na área de enfermagem. Além disso, há a determinação do Conselho Federal de Enfermagem que pretende extinguir os auxiliares e transformá-los em técnicos, sem contar nas maiores chances no mercado de trabalho”, explica.

Segundo Socorro, o estado oferece 17 dos 28 cursos listados no eixo ‘Segurança, Meio Ambiente e Saúde’ do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos produzido pelo Ministério da Educação. Há dois cursos sendo oferecidos em caráter experimental no Ceará: Técnico em Sistema de Informação em Saúde e Técnico em Cuidado Domiciliar. “Vamos continuar a pesquisa para conhecer melhor a região e subsidiar a gestão da saúde no Ceará”, afirma.

O seminário apresentou o retrato do setor saúde no Ceará, com foco na área técnica, construído pela Coordenadoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde no Ceará, em parceria com o Projeto de Cooperação Técnica Brasil Canadá. O Observatório de Recursos Humanos em Saúde (ObservaRH), gerenciado pelo Ministério da Saúde, apresentou resultados de pesquisas desenvolvidas por sua representação no Ceará e as experiências a partir da criação das Salas de Situação em todo o Brasil.

De acordo com Maria Ivanilia Timbó, coordenadora da Educação Profissional da ESP-CE, embora a proposta do evento tenha sido discutir a situação da força de trabalho como um todo, não deixou de debater a importância do profissional de nível técnico. Segundo Ivanilia, o número de técnicos no estado chega a 70% da força de trabalho, porém ainda há carência nessa formação.

Serão abertos na ESP-CE 180 vagas para os cursos técnicos de Radiologia (início em agosto), Vigilância em Saúde e Análises Clínicas (setembro), Citopatologia (outubro), Hemoterapia (novembro), além de oito turmas em Técnico de Enfermagem que começam em julho.

“Há demanda de profissionais de saúde devido à construção de três grandes hospitais em cada macrorregião do Ceará, que são Cariri, Fortaleza e Sobral. O estado está construindo também 21 policlínicas e 17 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). Mas os cursos foram pensados antes desses empreendimentos”, afirma. 

Participaram do seminário a representante da SGTES, Ana Paula Cerca,  o chefe de gabinete do Governo do estado, Ivo Gomes, o secretário de Estado da Saúde, Arruda Basto, a coordenadora de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ceará, Lúcia Arruda, a superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará, Ivana Barreto, o representante da Opas no Brasil, Félix Rigoli, além do representante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará, Carlile Lavor.


Por Beatriz Salomão (Secretaria Executiva de Comunicação da RET-SUS)


URL de origem: http://www.retsus.fiocruz.br/noticias/seminario-discute-forca-de-trabalho-em-saude-no-ceara

Links:
[1] http://www.retsus.fiocruz.br/noticias/seminario-discute-forca-de-trabalho-em-saude-no-ceara