Ettespe encerra nove turmas do curso de UTI [1]
No dia 21 de novembro, a Escola Técnica de Saúde Pública de Pernambuco formou nove turmas do curso de Terapia Intensiva para técnicos e auxiliares de Enfermagem em Controle de Infecção Hospitalar e Vigilância Sanitária.
O curso, que é uma das linhas de ação da Política de Educação e Desenvolvimento para o SUS, da Secretaria Estadual de Saúde, ocorreu ao longo de 2006 em sete hospitais do Recife, atendendo a um total de 187 alunos. Segundo a direção da Escola, a proposta do projeto é tornar a equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) apta a proporcionar assistência eficaz em cada hospital e a cuidar dos pacientes com patologias clínicas e cirúrgicas.
Os Hospitais da Restauração (HR) e Getúlio Vargas (HGV), que fazem parte do projeto Política de Educação e Desenvolvimento para o SUS, iniciaram em outubro aulas de complementação do curso técnico em Enfermagem. A finalidade desse segundo módulo do curso é formar todos os auxiliares de enfermagem dos hospitais em técnicos. Conforme exigência do Conselho Regional da categoria (Coren-PE), todas as unidades de saúde de Pernambuco devem concluir a formação técnica dos auxiliares até 2008.
No Hospital da Restauração, o curso de complementação começou no dia 9 de outubro e terá 600 horas-aula, incluindo atividades práticas e teóricas. Como apenas 217 do total de 400 auxiliares estão freqüentando as aulas nessa etapa, o hospital pretende oferecer o curso novamente no próximo ano, para abranger todos os profissionais da área. Já no HGV, as aulas começaram no dia 16 de outubro, com quatro turmas de 30 alunos cada.