destaques

01/12/2006 Versão para impressãoEnviar por email

Ettespe encerra nove turmas do curso de UTI

No dia 21 de novembro, a Escola Técnica de Saúde Pública de Pernambuco formou nove turmas do curso de Terapia Intensiva para técnicos e auxiliares de Enfermagem em Controle de Infecção Hospitalar e Vigilância Sanitária.

O curso, que é uma das linhas de ação da Política de Educação e Desenvolvimento para o SUS, da Secretaria Estadual de Saúde, ocorreu ao longo de 2006 em sete hospitais do Recife, atendendo a um total de 187 alunos. Segundo a direção da Escola, a proposta do projeto é tornar a equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) apta a proporcionar assistência eficaz em cada hospital e a cuidar dos pacientes com patologias clínicas e cirúrgicas.

Os Hospitais da Restauração (HR) e Getúlio Vargas (HGV), que fazem parte do projeto Política de Educação e Desenvolvimento para o SUS, iniciaram em outubro aulas de complementação do curso técnico em Enfermagem. A finalidade desse segundo módulo do curso é formar todos os auxiliares de enfermagem dos hospitais em técnicos. Conforme exigência do Conselho Regional da categoria (Coren-PE), todas as unidades de saúde de Pernambuco devem concluir a formação técnica dos auxiliares até 2008.

No Hospital da Restauração, o curso de complementação começou no dia 9 de outubro e terá 600 horas-aula, incluindo atividades práticas e teóricas. Como apenas 217 do total de 400 auxiliares estão freqüentando as aulas nessa etapa, o hospital pretende oferecer o curso novamente no próximo ano, para abranger todos os profissionais da área. Já no HGV, as aulas começaram no dia 16 de outubro, com quatro turmas de 30 alunos cada.

Comentar