revista ret-sus

A 78ª edição da Revista RET-SUS já está disponível on line.

Confira as últimas informações sobre a Rede de Escolas Técnicas do SUS.

Boa leitura!

 

Inclusão x Superação

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, e os Jogos Paralímpicos 2016, realizados em setembro, no Rio de Janeiro, colocam em debate os temas da inclusão e da superação. Aproveitamos as datas e o evento para remontar histórias vitoriosas, como a do nadador brasileiro Andre Brasil, um multimedalhista nos Jogos Paralímpicos, e colocar em foco a questão como um direito de todos. Afinal, a deficiência faz parte da condição humana, sublinha o Relatório Mundial sobre a Deficiência de 2012.

Na seção ‘Especial’, a cobertura do 8º Congresso da Federação Mundial de Colleges e Politécnicos (WFCP) e da 40ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), realizados sequencialmente, em Vitória (ES), em setembro, reunindo representantes de mais de 20 países. Ainda neste espaço, tudo sobre o 7º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), no mês de outubro, em Cuiabá (MT).

A revista RET-SUS nº 78 traz, também, a história de três egressas da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE).  Na seção ‘Aluno em Foco’, as trajetórias de Valdeni de Souza Oliveira, de 43 anos, que, desde cedo, guardava a expectativa de trabalhar na área da saúde, de Maria do Socorro Rodrigues, que irá concluir, aos 53 anos, o Técnico em Vigilância em Saúde, e da técnica em enfermagem Diana Silva, que coleciona três aprovações em concursos públicos.

Na seção ‘Em Rede’, temos duas experiências de parcerias entre escolas da RET-SUS, sob a coordenação da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV). A primeira refere-se à nova etapa do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde (EdPopSus), inaugurada em dezembro de 2016. A segunda experiência diz respeito ao Curso de Capacitação em Registros e Informações em Saúde, na modalidade atualização profissional, voltado para os trabalhadores da saúde de nível médio do estado do Maranhão.

Esta publicação traz, ainda, na seção ‘Trajetória’, a construção do livro As trilhas e os desafios da gestão do trabalho e da educação na saúde, organizado por Janete Lima de Castro, Rosana Lúcia Alves de Vilar e Nathalia Hanany de Oliveira.

Em ‘Aconteceu’, um giro pela ESP-PE, ESP-CE, Etsal (AL), ESP-MG, ETSUS-PA, ESP-MT, ETSUS-RS, Espi (CE), Etesb (DF), EPSJV (RJ), Efos (SC) e ETSUS Blumenau (SC). Por fim, a seção ‘Panorama’ traz resultados da pesquisa Os benefícios da educação inclusiva para estudantes com e sem deficiência, confirmando que estudar em ambientes que valorizam a diversidade promove, sobretudo, efeitos benéficos em pessoas sem deficiência. Uma boa leitura!
 

Editoria Geral da RET-SUS