Escolas

As escolas técnicas do SUS (ETSUS) são instituições públicas criadas para atender as demandas locais de formação técnica dos trabalhadores que já atuam, preferencialmente, nos serviços de saúde, acompanhando o processo de municipalização do SUS no Brasil. A origem das ETSUS remete ao Projeto Larga Escala, iniciado em 1985.

As ETSUS atuam no segmento da Educação Profissional, que engloba a formação inicial e continuada (antiga formação básica), os cursos técnicos e os tecnológicos. As escolas são, em sua maioria, vinculadas à gestão da Saúde — e não da Educação —, o que facilita a adoção dos princípios e diretrizes do SUS como norteadores da sua prática formativa. As que são vinculadas à Educação têm cogestão com o setor Saúde.

A principal especificidade dessas instituições é a capacidade de descentralizar os currículos, mantendo os processos administrativos centralizados. Para isso, utilizam as unidades de saúde como espaços de aprendizagem e qualificam pedagogicamente os profissionais de nível superior dos serviços para atuarem como professores. Além disso, adequam o currículo ao contexto regional e têm como modelo pedagógico a integração ensino-serviço, com sua concepção fundamentada na articulação entre Trabalho, Saúde e Educação, tendo o trabalho e a pesquisa como princípios educativos.