Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb)

Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb)

SMHN , Quadra 03 - Conjunto A / Bloco 01
Asa Norte
Brasília - Distrito Federal
CEP: 70710-907

(61) 3327-3914

etesb.fepecs@gmail.com

Site: http://www.etesb.fepecs.edu.br

A Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb) foi criada em 1960 como Escola de Auxiliares de Enfermagem de Brasília. Três anos depois, recebeu a autorização de funcionamento do Ministério da Educação e Cultura, pela Portaria n° 426/63. Hoje, é uma instituição tecnicamente autônoma, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal e subordinada à Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). A construção de sua sede se deu com recursos do Programa de Expansão do Ensino Profissional (Proep), do Ministério da Educação.

O trabalho pedagógico da Etesb busca conduzir o aluno ao aperfeiçoamento contínuo da ação educativa. Para isso, utiliza métodos científicos, de modo que a observação, a pesquisa e a demonstração façam parte dos conteúdos e estejam relacionados à experiência prática.  O maior objetivo da escola é formar trabalhadores com senso crítico para o pleno exercício da cidadania e dotados de competências técnico-científicas que lhes confiram capacidade profissional.

O trabalho da Etesb é reconhecido pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) na década de 1970, quando foi apontada como modelo-padrão para a América Latina.

Composição: 

Diretor (a): Ena de Araújo Galvão

Gerência Pedagógica: Márcia Maria de Araújo Esper

Gerência de Curso: Patrícia Brito Monteiro

Núcleo de Apoio Didático: Nina Valeriano Fonseca 

Núcleo de Cursos Técnicos: Roberto Spinosa

Secretaria Escolar: Adriana Rilda de Castro Baby