destaques

27/07/2016 Versão para impressãoEnviar por email

Etesb certifica novos cuidadores de idosos

A Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb) realizou, no dia 4 de julho, a formatura de 90 cuidadores domiciliares e pessoas que trabalham com idosos. A qualificação, sob o título Refletindo sobre o processo de envelhecimento: abordagem para acompanhamento social e domiciliar, buscou preparar os profissionais para compreenderem o envelhecimento como um processo natural, avaliando os determinantes sociais e biológicos, com foco na prevenção de doenças e na promoção da saúde.

A atividade foi composta por 90 horas de aula, abordando os seguintes temas: o idoso no contexto social, por meio do qual se discorreu sobre a transição demográfica, os direitos sociais, as políticas de saúde para idosos e a proteção social; o processo de envelhecimento, incluindo as questões do ciclo vital, estigmas e preconceitos, principais mudanças, envelhecimento ativo e agravos comuns; a promoção e assistência à pessoa idosa, por meio do qual se falou sobre idoso acamado, saúde oral, medicamentos, vacinação, prevenção, comunicação e atividades físicas; e o relacionamento do idoso com o agente do seu cuidado, versando sobre os princípios éticos, a qualidade de vida, a família e os promotores da assistência.

A Etesb prevê ofertar, no segundo semestre, outra turma do curso, para mais 90 alunos. Dessa vez, a qualificação deverá destinar-se aos auxiliares e técnicos em enfermagem. 

Comentar