destaques

08/09/2016 Versão para impressãoEnviar por email

Etesb dá continuidade à formação de agentes comunitários em saúde

A Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb) realizou, no dia 12 de agosto, a solenidade de abertura dos cursos de formação em Agentes Comunitários de Saúde (ACS), realizados em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). As turmas de 2016 são de São Sebastião, Paranoá e Sobradinho, totalizando 120 alunos em formação.

A diretora da Etesb, Ena Galvão, destaca que a iniciativa marca a participação da instituição no Projeto Brasília Saudável, cujo objetivo é triplicar a cobertura de atenção primária à saúde no DF. “Os cursos para ACS contam com o apoio do Ministério da Saúde. A metodologia e o material instrucional foram elaborados pela equipe técnico-pedagógica da Etesb, sendo testados em 2015 em uma turma piloto. Essa formação fortalecerá e qualificará a atenção primária à saúde”, garantiu.

Ainda no contexto do Projeto Brasília Saudável, a Etesb oferecerá, a partir de setembro, a Especialização Técnica em Saúde da Família. O curso destina-se aos técnicos em enfermagem e de saúde bucal, que atuam nas equipes de Estratégia Saúde da Família.

Comentários

Quando começam as aulas para os agente de saúde que começaram em 2009 e ainda não concluíram até este ano de 2016? Faz 7 anos, e nada de começar o curso.

Sou agente comunitário de saúde, moro no estado do Amapá, município de Santana, e ainda não conclui o curso técnico em ACS. Gostaria de saber como fica, pois comecei em 2009 e, até agora, não soube de nenhum comentário sobre o assunto da parte dos governantes e da instituição de ensino.

Maria Rosa,

Agradecemos o contato. Informamos que os cursos são ofertados de forma descentralizada pelas escolas da RET-SUS em suas regiões de abragência. Para saber informações sobre o curso de seu interesse, orientamos entrar em contato diretamente com a escola da sua região. Para acessar os dados das escolas da RET-SUS, basta clicar no link 'escolas', localizado no menu à esquerda do site da RET-SUS.

Secretaria de Comunicação da RET-SUS

Obrigado pelas informações, pois, agora neste mês de novembro de 2016, fomos convidados a participar de um seminário, no qual foi comentado o referido curso. Parece que agora vão começar a se interessar em nosso favor. Qualquer dúvida, eu volto a me comunicar.

Comentar