Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Blumenau (ETSUS Blumenau)

Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Blumenau (ETSUS Blumenau)

Rua Dois de Setembro, 1.510
Itoupava Norte
Blumenau - Santa Catarina
CEP: 89052-000

(47) 3322-4271

etsusblumenau@blumenau.sc.gov.br

O movimento pela construção de uma escola de auxiliar em enfermagem na cidade de Blumenau foi iniciado na década de 1950, sob os ideias do médico pediatra Affonso Balsini. A então Escola de Auxiliar de Enfermagem de Santa Catarina, anexa ao Hospital Santo Antônio, surgiu com a Lei Municipal nº 763, de 28 de novembro 1956. A instituição foi reconhecida pela Portaria nº 124, de 13 de abril de 1959, e inaugurada em 1º de agosto do mesmo ano, iniciando o primeiro curso de Auxiliar em Enfermagem de Santa Catarina, com 13 alunos da região de Blumenau.

Em julho de 1979, com a Lei Municipal nº 2.477, a unidade foi integrada à Secretaria Municipal de Educação, onde permaneceu até julho de 1996. Em 1997, já com o nome de Escola Técnica do SUS, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, por determinação da Prefeitura de Blumenau, iniciou o curso Atendente de Consultório Dentário. A primeira turma formou-se em 26 de agosto de 1999, ano em que também foi iniciado o Técnico em Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental. Este foi o segundo curso na área de Santa Catarina e o quarto do país, com a participação de 24 servidores municipais.

Referência para os 53 municípios do Vale do Itajaí, a ETSUS Blumenau já formou, aproximadamente, 5.900 trabalhadores do SUS, que estão inseridos nas unidades de saúde, serviços de referência, hospitais e laboratórios. Os cursos são desenvolvidos por meio de recursos do Ministério da Saúde (MS), a partir de demandas acordadas nas comissões Intergestores Regionais (CIRs) e na Comissão de Integração Ensino-Serviço (Cies). Por sua vez, os cursos oferecidos pela escola são autorizados pelo Conselho Estadual de Educação, e as formações nas áreas de Enfermagem e Odontologia seguem as regulamentações dos seus respectivos conselhos federais.

Em novembro de 2013, a escola inaugurou sua nova sede. O prédio está distribuído em três andares, com secretaria escolar, salas de reunião, direção, biblioteca, sala de videoconferência, auditório com 200 lugares, oito salas de aula, laboratórios de Enfermagem, Odontologia, Patologia, Vigilância e Informática — equipados conforme o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação —, uma sala destinada ao Conselho Municipal de Saúde e espaços de convivência.

Composição: 

Diretor (a): Claudia Vilela de Souza Lange

Coordenador (a) pedagógico (a): Náuria da Silva Guimaraes

Coordenador (a) da Secretaria Escolar: Thiago Cesar Pereira (jornalista)