destaques

12/11/2015 Versão para impressãoEnviar por email

ETSUS Blumenau completa 59 anos

A Escola Técnica do SUS em Blumenau (ETSUS Blumenau) comemora, em 26 de novembro, 59 anos. A história da instituição começa na década de 50, com um movimento pela construção de uma escola de auxiliar de enfermagem, sob a tutela do médico pediatra Affonso Balsini. Na ocasião, esse idealizador chamou atenção para a dificuldade de exercer a medicina sem uma equipe de trabalho qualificada, concluindo que, para tanto, se fazia necessária uma escola de formação profissional. Dada à mobilização, no dia 26 de novembro de 1956, por meio da Lei Municipal nº 763, foi criada a então Escola de Auxiliar de Enfermagem de Santa Catarina, que mais tarde receberia o atual nome.

Reconhecida no dia 13 de abril de 1959, por meio da Portaria nº 124, e inaugurada em 1º de agosto do mesmo ano, quando também foi iniciado o primeiro curso de Auxiliar em Enfermagem de Santa Catarina, com 13 alunos da região, a ETSUS Blumenau passou a ser referência na formação, qualificação e requalificação de recursos humanos em saúde dos 53 municípios do Vale do Itajaí. Em 2001, a escola é integrada à Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS).

Outro ano de destaque foi 2004, quando surgiram os primeiros cursos descentralizados e, em parceria com a Fundação Regional de Blumenau (Furb), a escola desenvolveu a primeira turma de especialização para profissionais públicos municipais da área da saúde.

Atualmente, a escola tem os cursos técnicos em Enfermagem, Vigilância em Saúde, Saúde Bucal (este, também, na modalidade de auxiliar) e Agente Comunitário de Saúde (1ª etapa formativa), além de aperfeiçoamentos, especializações técnicas e capacitações, tanto para profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e outras secretarias quanto docentes dos cursos.

Comentar