Escolas Técnicas investem na especialização de seus professores [1]
Cresce o número de escolas que oferecem pós-graduação para docentes
As Escolas Técnicas do SUS têm uma nova preocupação, que vai além dos cursos técnicos voltados para os serviços: a formação dos seus professores. Foi-se o tempo da boa, velha e simples capacitação pedagógica: agora, as ETSUS estão começando a oferecer cursos de pós-graduação para seu corpo docente. O Centro Formador de Pessoal para a Saúde de Araraquara (SP), a Escola Técnica de Saúde de Blumenau (SC) e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (RJ) já têm turmas em andamento. O Centro Formador de Goiás aguarda a aprovação para lançar um curso de pós-graduação em Docência na área da Saúde. E a Unimontes (MG) já ofereceu o mesmo curso que hoje acontece na EPSJV.
Em Araraquara, as aulas do Curso de Especialização na Área Pedagógica começaram no final de 2003 e são ministradas por professores da Faculdade de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) Ribeirão Preto. Os 60 alunos da pós — todos enfermeiros — são também professores do Cefor de Araraquara.
A ETSUS de Blumenau, em parceria com a Fundação Universidade Regional de Blumenau, está oferecendo aos seus professores a pós-graduação em Planejamento, Desenvolvimento e Gestão de Projetos em Saúde. O curso, que foi idealizado pela diretora da ETSUS, Terezinha Carneiro, com recursos do componente 2 do Profae, visa ao desenvolvimento da Escola Técnica. “Eles se aprofundam em questões como políticas públicas em saúde, metodologia e pesquisa. Queremos que todos tenham uma visão mais ampla e intersetorial de saúde. Nosso objetivo maior, porém, é habilitar esses profissionais para o desenvolvimento de planos, estratégias e gestões em saúde”, explica.
Participam das aulas 12 professores da Escola Técnica e 18 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. As aulas começaram em setembro de 2003 e a apresentação das monografias acontecerá em dezembro deste ano. “A turma é formada por pessoas de profissões diferentes, o que facilita nossa troca de experiências”, diz Terezinha, que também é aluna do curso.
E essa iniciativa pode gerar, inclusive, produtos imediatos para as Escolas. Márcia Cristina de Carvalho, coordenadora e professora do curso de Técnico de Higiene Dental da ETSUS Blumenau, por exemplo, faz parte de um grupo que escolheu o tema ‘Diagnóstico estratégico sobre necessidades de formação de cursos técnicos oferecidos pela Escola Técnica de Saúde para a região do Vale do Itajaí’ para o projeto experimental.Os alunos, todos professores da ETSUS, estão fazendo o levantamento das necessidades da Escola para, posteriormente, desenvolverem projetos que melhorem ainda mais aqualidade do ensino.
Na Joaquim Venâncio, a seleção para a Especialização em Educação Profissional foi aberta ao público, mas 16 alunos são professores da Escola. A primeira turma começou em março deste ano e encerra em dezembro. Dão aula no curso alguns dos mais reconhecidos nomes da educação profissional no Brasil, como Gaudêncio Frigotto e Maria Ciavatta. "Um dos eixos centrais da formação de trabalhadores é a formação dos professores porque eles não vão apenas dar aula, mas também elaborar cursos e discutir políticas nessa área", diz Isabel Brasil, vice-diretora de ensino da Escola e uma das coordenadoras da especialização. Ela explica que a escola resolveu montar essa pós porque acredita que, além de estudar em suas próprias áreas, os professores precisam entender sobre educação profissional, o que envolve conceitos de educação, trabalho, relações sociais, políticas públicas e muitos outros. "Muitos dos nossos professores já têm especialização, mestrado e até doutorado nas suas áreas. Com esse curso, queremos que eles adquiram fundamentos teóricos para pensar sua prática. E isso certamente vale para as outras ETSUS, já que são escolas cujos professores têm o perfil dos serviços", conclui.