destaques

01/09/2004 Versão para impressãoEnviar por email

Escolas Técnicas investem na especialização de seus professores

Cresce o número de escolas que oferecem pós-graduação para docentes

As Escolas Técnicas do SUS têm uma nova preocupação, que vai além dos cursos técnicos voltados para os serviços: a formação dos seus professores. Foi-se o tempo da boa, velha e simples capacitação pedagógica: agora, as ETSUS estão começando a oferecer cursos de pós-graduação para seu corpo docente. O Centro Formador de Pessoal para a Saúde de Araraquara (SP), a Escola Técnica de Saúde de Blumenau (SC) e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (RJ) já têm turmas em andamento. O Centro Formador de Goiás aguarda a aprovação para lançar um curso de pós-graduação em Docência na área da Saúde. E a Unimontes (MG) já ofereceu o mesmo curso que hoje acontece na EPSJV.

Em Araraquara, as aulas do Curso de Especialização na Área Pedagógica começaram no final de 2003 e são ministradas por professores da Faculdade de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) Ribeirão Preto. Os 60 alunos da pós — todos enfermeiros — são também professores do Cefor de Araraquara.

A ETSUS de Blumenau, em parceria com a Fundação Universidade Regional de Blumenau, está oferecendo aos seus professores a pós-graduação em Planejamento, Desenvolvimento e Gestão de Projetos em Saúde. O curso, que foi idealizado pela diretora da ETSUS, Terezinha Carneiro, com recursos do componente 2 do Profae, visa ao desenvolvimento da Escola Técnica. “Eles se aprofundam em questões como políticas públicas em saúde, metodologia e pesquisa. Queremos que todos tenham uma visão mais ampla e intersetorial de saúde. Nosso objetivo maior, porém, é habilitar esses profissionais para o desenvolvimento de planos, estratégias e gestões em saúde”, explica.

Participam das aulas 12 professores da Escola Técnica e 18 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. As aulas começaram em setembro de 2003 e a apresentação das monografias acontecerá em dezembro deste ano. “A turma é formada por pessoas de profissões diferentes, o que facilita nossa troca de experiências”, diz Terezinha, que também é aluna do curso.

E essa iniciativa pode gerar, inclusive, produtos imediatos para as Escolas. Márcia Cristina de Carvalho, coordenadora e professora do curso de Técnico de Higiene Dental da ETSUS Blumenau, por exemplo, faz parte de um grupo que escolheu o tema ‘Diagnóstico estratégico sobre necessidades de formação de cursos técnicos oferecidos pela Escola Técnica de Saúde para a região do Vale do Itajaí’ para o projeto experimental.Os alunos, todos professores da ETSUS, estão fazendo o levantamento das necessidades da Escola para, posteriormente, desenvolverem projetos que melhorem ainda mais aqualidade do ensino.

Na Joaquim Venâncio, a seleção para a Especialização em Educação Profissional foi aberta ao público, mas 16 alunos são professores da Escola. A primeira turma começou em março deste ano e encerra em dezembro. Dão aula no curso alguns dos mais reconhecidos nomes da educação profissional no Brasil, como Gaudêncio Frigotto e Maria Ciavatta. "Um dos eixos centrais da formação de trabalhadores é a formação dos professores porque eles não vão apenas dar aula, mas também elaborar cursos e discutir políticas nessa área", diz Isabel Brasil, vice-diretora de ensino da Escola e uma das coordenadoras da especialização. Ela explica que a escola resolveu montar essa pós porque acredita que, além de estudar em suas próprias áreas, os professores precisam entender sobre educação profissional, o que envolve conceitos de educação, trabalho, relações sociais, políticas públicas e muitos outros. "Muitos dos nossos professores já têm especialização, mestrado e até doutorado nas suas áreas. Com esse curso, queremos que eles adquiram fundamentos teóricos para pensar sua prática. E isso certamente vale para as outras ETSUS, já que são escolas cujos professores têm o perfil dos serviços", conclui.

Comentários

Olá. Vocês têm curso técnico em saúde dental? Quando abrir vagas favor entrar em contato. Muito grata.

Simone,

A RET-SUS é composta por 40 escolas técnicas, centros formadores de recursos humanos do SUS e escolas de Saúde Pública que existem em todos os estados do Brasil. Os cursos são oferecidos por cada uma delas, em suas regiões de abrangência. Sugerimos entrar em contato diretamente com a escola da sua região para que possa saber sobre abertura de turma e outras informações relativas ao curso de seu interesse.

No site da Rede (www.retsus.fiocruz.br), clique no item ‘escolas’ do menu principal, localizado à esquerda da página inicial do site, escolha a região do Brasil (Norte, Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste ou Sul) na qual a ETSUS que você procura se localiza, ou clique no item ‘todas’, em seguida, clique no nome da ETSUS do seu interesse. Agradecemos seu contato.

Atenciosamente,
Secretaria de Comunicação da RET-SUS.

Comentar