23 de março de 2016

notícias

A democracia no centro da Rede Unida

Manifestações em defesa da democracia brasileira deram o tom à abertura do 12º Congresso Internacional da Rede Unida, realizada na noite do dia 21 de março, no auditório da Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande (MS).  Sob o tema Diversidade sim, desigualdade não: pluralidade na intervenção da vida, o evento focaliza a pluralidade da construção dos processos críticos-reflexivos no agir, no ensinar, no aprender e no produzir a saúde, que emergem como necessidades elementares para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da sociedade.

A formação e a regulação das profissões em saúde

Da formação à regulação das profissões de nível médio para o SUS: avanços e desafios deu título à oficina, organizada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (Sgtes/MS), durante o 12º Congresso Internacional da Rede Unida, realizado de 21 a 24 de março, em Campo Grande (MS). Idealizada pelos alunos da Escola Técnica do SUS Profª Ena de Araújo Galvão (ETSUS-MS), que no dia 22 de março comemorou 30 anos de criação, a oficina reuniu os representantes regionais da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), além de trabalhadores e alunos da escola sul-mato-grossense.  

Observatório de Caminhos do Cuidado na Rede Unida

A segunda oficina de avaliação do Projeto Caminhos do Cuidado, realizada no dia 22 de março como parte da programação do 12º Congresso Internacional da Rede Unida, teve como foco o lançamento do seu Observatório, reunindo o Ministério da Saúde e as escolas técnicas do SUS (ETSUS) que integram a RET-SUS. O projeto – que formou 292.196 agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos em enfermagem na área da saúde mental, com foco em álcool, crack e outras drogas, em julho de 2015, superando a meta inicial de 290.197 – dá início a uma nova etapa, pensada a partir de seis dimensões.

escolas

ETSUS-MS comemora seus 30 anos na Rede Unida

Pela primeira vez no estado do Mato Grosso do Sul, o 12o Congresso Internacional da Rede Unida incluiu em sua programação a comemoração dos 30 anos da Escola Técnica do SUS Professora Ena de Araújo Galvão, com sede na capital sul-mato-grossense. A festa contou com a presença do diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges), vinculado à Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde (Sgtes/MS), Alexandre Medeiros, e dos representantes regionais da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), da qual a escola faz parte, a exemplo da diretora da Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb), Ena Galvão, que dá nome à instituição.  Ela remontou a história da escola, criada em 1986, ainda como centro de formação de recursos humanos em saúde. 

Boletim . Secretaria de Comunicação da RET-SUS

+55 (21) 3865-9779 / 9809 / 9796 . retsus@fiocruz.br . www.retsus.fiocruz.br

Indique o Boletim RET-SUS para instituições parceiras, trabalhadores, estudantes e demais interessados em educação profissional em saúde.

O cadastramento pode ser feito clicando aqui.

Caso não queira mais receber nossos informativos, responda este email com a palavra "remover" no campo "assunto".

Visite nosso Twitter Visite nosso Facebook