noticias

23/03/2016 Versão para impressãoEnviar por email

Observatório de Caminhos do Cuidado na Rede Unida

Projeto Caminhos do Cuidado lança observatório durante o 12º Congresso Internacional da Rede Unida, reunindo o Ministério da Saúde e as escolas técnicas do SUS (ETSUS) para o compartilhamento de propostas.

A segunda oficina de avaliação do Projeto Caminhos do Cuidado, realizada no dia 22 de março como parte da programação do 12º Congresso Internacional da Rede Unida, teve como foco o lançamento do seu Observatório, reunindo o Ministério da Saúde e as escolas técnicas do SUS (ETSUS) que integram a RET-SUS. A iniciativa, coordenada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio de convênio com o Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Deges/Sgtes/MS), reúne tecnologias e metodologias para aproximar as áreas de atenção básica e saúde mental, visando à melhoria da atenção ao usuário e seus familiares no SUS. “O Observatório partiu da ideia de cooperação entre as escolas e da necessidade de preservar a vivência e metodologia do trabalho”, explicou a coordenadora Maria Cristina Guimarães.

O projeto – que formou 292.196 agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos em enfermagem na área da saúde mental, com foco em álcool, crack e outras drogas, em julho de 2015, superando a meta inicial de 290.197 – dá início a uma nova etapa. Pensado a partir de seis dimensões, o projeto tem o compromisso de desenvolver e apoiar estudos e pesquisas sobre a formação de atores estratégicos do SUS, especialmente a formação técnica, orientar as ações de educação permanente em saúde e as políticas públicas, fornecer subsídios para a elaboração de estratégias de articulação dos diferentes atores nos territórios, amparar a produção de cursos de Educação a Distância (EaD), a partir do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVA-SUS), estimular a produção técnico-cientÍfica das ETSUS e disponibilizar publicações relevantes sobre temas de saúde pública.

 

Dimensões de um projeto

Indicadores é o nome dado à primeira dimensão do Observatório Caminhos do Cuidado, por meio da qual o visitante poderá explorar a base de dados da formação propriamente dita. Com a ferramenta Business Intelligence, o usuário tem acesso a informações originadas a partir de um conteúdo completo, organizado e privilegiado. “Os dados dessa ferramenta poderão ser refinados de diversas maneiras. As informações serão importantíssimas para auxiliar nas pesquisas e na construção de conhecimento”, anunciou Ruy Casale, da coordenação executiva e de infraestrutura e logística.

A segunda dimensão é o repositório. Trata-se de um espaço virtual que tem por objetivo reunir a produção intelectual relacionada à temática da saúde mental. O repositório expressa o compromisso com a ampliação do acesso ao conjunto de documentos (artigos, relatórios, textos básicos, dentre outros) sobre suicídio, álcool e outras drogas, bullying e Política Nacional de Saúde Mental. A equipe do repositório é composta por profissionais do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Licts), com o apoio do Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação (Cict), ambos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).

A terceira dimensão é a EaD. Neste caso, as aulas estarão disponíveis em uma plataforma virtual e o aluno administrará seu tempo da melhor maneira para estudar, com autonomia para assisti-las de acordo com seu interesse e disponibilidade. “A metodologia da EaD é fundamentada na autoaprendizagem, com mediação de recursos didáticos organizados, apresentados em diferentes suportes de informação”, explicou Pilar Belmonte, psicóloga do Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde (Laborat), da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).

A outra dimensão é o canal Falas do Caminho, que visa apresentar a memória do projeto Caminhos do Cuidado, por meio de materiais audiovisuais produzidos durante nove meses de trabalho. A Editoria de Produção e Pesquisa (EPP) é a quinta dimensão do Observatório, cuja meta é apoiar os processos de produção textual e editorial dos parceiros, além de desenvolver estratégias de indução à pesquisa. A EPP contará com um conselho editorial composto pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Sgtes/MS), Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Grupo Hospitalar Conceição (GHC), que esteve a frente da coordenação do processo formativo junto com o Icict, e representantes regionais das ETSUS. A linha editorial deverá privilegiar, inicialmente, a temática relacionada ao Caminhos do Cuidado, estimulando a análise, a reflexão e os desdobramentos da formação, com forte indução para uso dos dados e conteúdos produzidos ao longo do processo.

 

Avaliação em processo

A sexta dimensão do Observatório refere-se ao apoio à pesquisa de avaliação do Caminhos do Cuidado, denominada AvaliaCaminhos. Ao interpretar todas as medidas adotadas na formação em saúde mental, este projeto pretende identificar que procedimentos e instrumentos têm o potencial para tornar-se política pública ou estratégia político-educativa da RET-SUS, de instituições de ensino e pesquisa e de gestores de saúde. O processo conta, para isso, com um programa de avaliação institucional educativa, que captará as pistas que indiquem conquistas, desafios, recuos e avanços no processo formativo e de articulação interinstitucional do projeto Caminhos do Cuidado. A coordenação do AvaliaCaminhos está a cargo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio do Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde). A pesquisa contemplará as dimensões política, gerencial, de itinerários formativos e de cenários do cuidado.

Uma fase piloto do projeto está em execução, com o objetivo de ajustar a matriz avaliativa e elaborar diferentes estratégias e instrumentos para a coleta de dados. Como parte desse contexto, estão sendo realizadas uma série de entrevistas e rodas de conversa com atores implicados em diferentes instâncias do projeto – as primeiras entrevistas foram realizadas durante o 12º Congresso Internacional da Rede Unida. Em seguida, o AvaliaCaminhos será implantado em todo o território nacional concomitantemente à formação de avaliadores envolvidos com a educação profissional e a educação permanente em saúde, em face de uma política de sustentabilidade em rede, com impacto locorregional.

 

Por Ana Paula Evangelista, repórter da Secretaria de Comunicação da RET-SUS

Comentar