29 de junho de 2017

notícias

A formação dos trabalhadores do SUS em foco

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), sediada na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, no Rio de Janeiro, promovem o Seminário Regional de Formação em Saúde Pública, com destaque para o aniversário de 71 anos da ESP-MG e o lançamento da Mostra Saúde É Meu Lugar, que coleta, reúne e divulga experiências dos profissionais da saúde com atuação em todo território nacional. 

Os sentidos e significados do SUS em disputa

Qual o sentido do SUS? A pergunta norteou o debate que fez parte do Seminário Regional de Formação em Saúde Pública, realizado pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), sediada na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), no Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 23 de junho, em Belo Horizonte.

A integração entre ensino e serviço no centro do debate

Segunda rodada de discussão do Seminário Regional de Formação em Saúde Pública, realizado pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), sediada na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), no Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 23 de junho, em Belo Horizonte (MG), tem como centralidade a relação entre escola e serviço. 

escolas

Cefor Araraquara qualifica agentes comunitários de saúde

O Centro de Formação de Recursos Humanos para o SUS (Cefor) de Araraquara, em São Paulo, formou (23/6), 30 profissionais de Taquaratinga, região compreendida pela escola, na Primeira Etapa Formativa do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde. Com carga horária de 400 horas, divididas em atividades teóricas e práticas, e seis meses de duração, o objetivo do curso é capacitar profissionais que já atuam na área, mas sem a formação profissional, fortalecendo o exercício do trabalho nas equipes de Saúde da Família.

ESP-MG debate a saúde mental de crianças e adolescentes

Em parceria com a Coordenação Estadual de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) promoveu, no dia 21 de junho, a segunda atividade da Ação Educativa: o cuidado em saúde mental de crianças e adolescentes, sob o tema Acolhimento à crise. Serão realizados, ao todo, cinco encontros mensais até o mês de setembro deste ano. A próxima aula acontece no dia 18 de julho, sob o tema Cuidado em saúde mental de crianças e adolescentes na Atenção Primária à Saúde

Boletim . Secretaria de Comunicação da RET-SUS

+55 (21) 3865-9779 / 9809 / 9796 . retsus@fiocruz.br . www.retsus.fiocruz.br

Indique o Boletim RET-SUS para instituições parceiras, trabalhadores, estudantes e demais interessados em educação profissional em saúde.

O cadastramento pode ser feito clicando aqui.

Caso não queira mais receber nossos informativos, responda este email com a palavra "remover" no campo "assunto".

Visite nosso Twitter Visite nosso Facebook